<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, junho 11, 2003

FALLAS VALENCIANAS

Ia contar-lhes no dia 10, mas, como vocês já sabem, costumo sucumbir às forças do Sono.

Bem, ontem, ouvi uma colega falar sobre as FALLAS (lê-se: falhas). Para quem nunca ouviu isso, “fallas” são uma espécie de carros alegóricos com imagens de pessoas, feitos para o maior evento de Valencia, na Espanha.

Ocorre sempre no mês de março e, assim como a gente passa um ano inteiro se preparando para o Carnaval, os valencianos também se empenham para o festival deles. Mas um festival cheio de boas intenções e simbolismo – e como são fascinantes os símbolos!

Cada “falla” costuma representar uma pessoa: pode ser um parente, um vizinho, um político. Mas se escolhe o “modelo” por seus defeitos. Assim, se você tem um vizinho fofoqueiro, é ele que estará representado no carro alegórico.

E essa escolha não é vista de forma negativa, pois, no dia mais importante do festival (19 de março, dia de São José), queimam-se as “fallas”. Parece estranho? Mas aí que vem a simbologia e que minha colega ressaltou diversas vezes: “É preciso queimar o ruim para que nasça o bom”. Bonito, né?! E muito bíblico, também: separar o joio do trigo, retirar as ervas daninhas... Podemos, nós mesmos, queimar as nossas “fallas” de vez em quando, para dar espaço ao bom.

O interessante é que, além de muita devoção, o festival das “fallas” vem sendo realizado com humor: o número de políticos representados sobre os carros alegóricos aumenta a cada ano! (Por enquanto, só bonecos estão indo para a fogueira!)

Para quem quiser saber mais sobre esse evento valenciano, aqui segue o endereço com a história das FALLAS:

www.fallas.com/historia.htm
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter