<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, junho 06, 2003

SOLIDARIEDADE E GRATIDÃO

Já falei com muita gente sobre este livro, o qual li com grande empolgação: VINHO & GUERRA – motivo por eu ter postado, ontem, aquelas frases aparentemente soltas.

Escrito por um casal de jornalistas, conta as façanhas francesas para proteger seus vinhos da invasão nazista durante a 2a. GM.

Há muito o que falar sobre os relatos dos vinicultores e dos ex-soldados, de como é bonito ver a união das famílias para se fortalecer, do fio de esperança que, teimoso, surge quando ao redor só há destroços e tristezas... Há mais para contar e talvez o faça um outro dia. Hoje, no entanto, só falarei da solidariedade e da gratidão presentes neste episódio:

Um jovem francês, Henri Billiot, começou a ajudar soldados americanos a fugirem para a Espanha. Uma dessas fugas falhou e quatro americanos tiveram que permanecer na França, pois o homem que os transportaria para além dos Pirineus havia sido levado a um campo de concentração. Os quatro, então, foram para a casa do jovem francês e, em diversos momentos, puderam escapar das fiscalizações nazistas, graças aos solidários desdobramentos do dono da casa.

Após 42 dias de tensão e nenhum descanso, os americanos conseguiram, finalmente, fugir para a Espanha. Exausto, Henri Billiot pôde descansar e “foi para o seu quarto para desabar na cama. Lá, sobre seu travesseiro, achou duas notas de cem francos. Numa delas havia uma mensagem escrita a mão: ‘Caro Henri, a você eu devo muitíssimo mais do que as palavras podem expressar. Possa seu futuro ser tão luminoso quanto os dias que passei com você’.” Estava assinado por um dos americanos.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter