<$BlogRSDURL$>

sábado, julho 05, 2003

O DUELO *

Estavam no ringue o Otimismo e o Cepticismo**. Para poupar-nos dos detalhes da luta – lutas de boxe são entediantes até para descrever -, o Otimismo resistiu o que pôde, mas acabou sendo nocauteado pelo Cepticismo.

Os torcedores do derrotado, temerosos pela exaltação pouco saudável dos torcedores campeões, trancaram-se em suas casas, enquanto as ruas foram invadidas pelos cépticos. Esse episódio da História ficou conhecido como “A ONDA DE CEPTICISMO”.

* Livro de Rebeca Miscow, que chegou às prateleiras das livrarias e teve que se defrontar com o “Duelo: Churchill X Hitler”. Obviamente, este entrou em derrocada e o “Duelo” por si só, sem Churchil e sem Hitler, virou “best-seller”!!

** Usei o Cepticismo para ser adversário do Otimismo, pois geralmente aquele já engloba outros antônimos deste, como, por exemplo, o negativismo. (Apenas um comentário: o céptico, às vezes, é pior que São Tomé: nem vendo acredita.)


#######################################################

O perigo da “onda de cepticismo” é que ela começa a agir de forma peculiar em cada indivíduo, dando origem à...

ONDA DE AUTO-CEPTICISMO

Usemos algumas metáforas: você toca um instrumento há algum tempo. Já sente uma certa habilidade, mas sabe que ainda falta um longo caminho para se tornar um artista. Isso poderia te fazer desistir da caminhada, mas lá vem o seu teimoso otimismo a te incentivar a continuar. Ok! Você continua. E para se convencer de que vale a pena prosseguir, você busca parâmetros. Então encontra alguém que já toca esse instrumento há mais tempo e está a um passo de se tornar um artista. E você vê que ele está sempre afinando seu instrumento e sempre se aperfeiçoando. O esforço dele, a dedicação para com o seu “ofício-lazer”, torna-se uma inspiração para você e outros aprendizes.

Mas o que fazer – ou o que pensar – quando esse aluno mais adiantado, que parecia tocar o instrumento sem nenhuma hesitação, revela passar por momentos de insegurança? Já imaginou se essa onda de auto-cepticismo se espalha por aí e mais nenhum artista se arrisca a se expressar e a se aperfeiçoar?

Procuro não ser dramática, mas a imagem que me vem disso é a de dias sombrios: ruas desertas – ou com aqueles cépticos exaltados -, árvores ressecadas, pássaros mudos e, em conseqüência, nenhuma melodia.

Um pavor, sem dúvida!

(Quem tem "banda" deve se lembrar disso!)
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter