<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, julho 11, 2003

RELÍQUIA

De repente, num canto reservado às coisas obsoletas, como cartas, apostilas de estudo do DOS, etc, você encontra uma fita VHS, coloca-a no vídeo e descobre gravado o filme TESTEMUNHA DE ACUSAÇÃO - aquele em preto e branco, com a Marlene Dietrich. Quem já viu o filme – ou leu o livro, que é da “rainha do crime”, Agatha Christie; tanto o filme quanto o livro são ótimos, como, aliás, todos os livros dessa inglesa e todos os filmes inspirados na sua obra – sabe que essa descoberta é motivo de entusiasmo.

Então você começa a assisti-lo e, mesmo sabendo o final – que eu não contarei, não se preocupem! -, tem aquela sensação agradável de estar diante de algo conscientemente valioso, uma verdadeira relíquia.

Depois disso, o que estava tratado como obsoleto – uma das "palavras-pesadelos" dos nossos tempos – será reconsiderado, provocando comentários nostálgicos, do tipo: “ah! Naquele tempo se faziam bons filmes” – sem que a pessoa que pronunciar tal saudosismo tenha, necessariamente, vivido “naquele tempo”.

Bem, e embora a vontade seja a de contar o enredo, não me prolongarei. Apenas transcreverei a frase do filme que, hoje, mais me chamou a atenção. É do astuto, e desconfiado advogado Sir Wilfrid Robarts:
“Tudo está simples e claro. Demasiadamente simétrico.”

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter