<$BlogRSDURL$>

domingo, setembro 07, 2003

BRAVE NEW WORLD, BRAVE NEW WORLD...

Certos livros deveriam estar permanentemente expostos nas vitrines das livrarias. Fariam um bem público ou, pelo menos, agiriam como “O MORCEGO” (*) do Augusto dos Anjos.

Um desses livros é o ADMIRÁVEL MUNDO NOVO, de ALDOUS HUXLEY.

Imaginem:

O sujeitinho acende, em pleno shopping, um baseado de “soma”. Mas então, atrás dele estaria a vitrine com o livro exposto. Inexplicavelmente, até esse sujeito chegaria uma voz de gelar a espinha: “BRAVE NEW WORLD, BRAVE NEW WORLD”.
Na melhor das hipóteses, o rapaz teria lido o livro e, entendendo a mensagem, sentiria remorso por fazer aquilo.
No entanto, mesmo que ele não soubesse o que há implícito na mensagem “BRAVE NEW WORLD”, algum pressentimento o impeliria a jogar aquele “soma” fora.


(*) O Morcego

(Augusto dos Anjos)

Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede;
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede..."
- Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh'alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!

**************************************************

SETE DE SETEMBRO

O pai, muito orgulhoso, disse para os amigos após o desfile do 7 DE SETEMBRO:

- Meu filho foi o que marchou melhor.

Os amigos foram conferir nas gravações: enquanto todos batiam o pé direito quando tocava o bumbo, o filho daquele pai coruja batia o pé esquerdo...

**************************************************************

O filme OPERAÇÃO CUPIDO (versões antiga e nova): uma graça!!
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter