<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 20, 2003

RESULTADO DA SAUDADE...

No dia 22 de agosto (ver o post desse dia), propus um desafio: escolher o autor que melhor definiu a saudade.

Pois bem, muitos confessaram achar difícil o desafio. Apenas um leitor percebeu que, de fato, quem define a saudade é Tomás de Aquino. Mas, ainda assim, deixei o poeminha, pois, a primeira reação ao lê-lo é pensar "nossa, isso é a saudade!" e, portanto, mesmo explicando como "funciona" esse sentimento pode ser uma espécie de definição - pelo menos numa primeira leitura.

Mas sem enrolação, vamos aos resultados:

16% votaram no poema de João do Rio. Chegaram a dizer: "gostei mais da singeleza com que o poeta tratou da saudade".

84% votaram na definição de Tomás de Aquino. Desses, um leitor disse que até se sentiu tentado a votar no João pela, novamente o adjetivo atribuído, singeleza, mas acabou optando pela exatidão do velho Tomás. Alguns, no entanto, não tiveram dúvidas e disseram que a "saudade" de Aquino está perfeita!

Portanto, o campeão do desafio foi TOMÁS DE AQUINO.

É possível que depois dessa votação muitos comecem a se queixar de saudade assim "estou sentindo uma dor deleitável, que me produz uma recordação daquilo que amo e me faz perceber o amor daquilo por cuja ausência...". Também é provável que nada disso ocorra, mas a saudade continuará existindo e nós continuaremos a sentí-la.

Para o final de semana, ainda falando de SAUDADE, segue o verso de uma música que nunca ouvi, mas é uma gracinha:

"DAS LEMBRANÇAS QUE EU TRAGO NA VIDA VOCÊ É A SAUDADE QUE EU GOSTO DE TER" (Isolda)
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter