<$BlogRSDURL$>

domingo, março 21, 2004

MAIS UM POUCO DE CINEMA

No filme MESTRE DOS MARES, a cena em que o comandante Jack Aubrey e o médico Stephen Maturin tocam juntos violino e violoncelo é belíssima, seja pela música, como pelo simbolismo: os dois, personalidades diferentes, em um momento de harmonia, de complemento (vide a cena em que “Lucky Jack” está tocando o seu violino, mas, ao olhar para o violoncelo encostado na cadeira, resolve ajudar o médico para que volte a ser seu parceiro).

******************************************************

Falando em VIOLINO e VIOLONCELO, encontrei um livro chamado CONHEÇA A ORQUESTRA, de Ann Hayes, em que fala um pouco dos instrumentos musicais. É um livrinho simples, feito para crianças, mas dá uma noção poética sobre os componentes da orquestra. Eis o que fala desses dois instrumentos:

VIOLINO

“(...)
De todos os instrumentos de cordas, o violino é o menor. O seu som pode ser claro como uma risada, leve como o ar, suave como um murmúrio ou triste como uma lágrima.”

VIOLONCELO

“(...)
O violoncelo, que tem também o apelido de cello, possui um som rico e melodioso, que fala de sentimentos profundos como a alegria e a tristeza. Ele tanto pode fazer você pensar na cor púrpura como na beleza tranqüila de um cisne a deslizar sobre as águas.”

***************************************************

Bom domingo para todos!
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter