<$BlogRSDURL$>

domingo, outubro 31, 2004

A VOZ DO CORAÇÃO (LES CHORISTES)




Reunir crianças, ensino de música e um professor inspirado, com injustiças ao fundo, é fórmula consagrada para dramas sentimentais e engrandecedores, em que haverá sempre alguém disposto a tornar o mundo um pouco melhor, apesar das adversidades. "Mr. Holland - Adorável Professor" (95) e "Música do Coração" (99) exploram o formato, mas ambientam a ação nos EUA atuais, o que lhes dá um caráter levemente anacrônico: hoje, não parece mais haver espaço para gente assim no sistema educacional.”

Alguém que escreve isso (o trecho foi retirado de um artigo da Folha Online) quer, no mínimo, rebaixar um filme de alta qualidade como é o A VOZ DO CORAÇÃO. Esse filme francês tem, sim, elementos daqueles filmes americanos batidos, em que alguém chega a um colégio cheio de estudantes marginais e/ou reprimidos e muda o ambiente. Mas a forma como esses elementos foram misturados é diferente e, por essa razão, A VOZ DO CORAÇÃO não é mais um filme de “fórmula consagrada”, mas, sim, um filme único no estilo, o melhor deles. Diria até que não há filme igual e, por isso, não deveria entrar na categoria dos outros. A VOZ DO CORAÇÃO é autêntico e muito mais inteligente, mais sensível, mais elevado... em resumo: LINDO, LINDO.

Justifico mais: A VOZ DO CORAÇÃO é realista, sem otimismos baratos, mas com ESPERANÇA. Há alguém que vai para um colégio interno, um inspetor, que não é idealista, que não quer mudar o mundo, mas que tem SENSIBILIDADE. Ele não tem a intenção de tornar os alunos subversivos, mas vai discipliná-los com a música (e aí ele mostra que a disciplina não é submissão...). Ele não vai mudar a vida de todos, ou seja, nem todos vão ficar bonzinhos por causa dele, pois há os que não mudam. Não é só uma sociedade que torna os alunos vítimas, mas um diretor recalcado, cego em sua noção de autoridade, que em certa parte do filme demonstra ter uma alegria escondida - mas é só por um instante. Há um aluno que “se deu bem na vida”, mas não é isso o que está em jogo na trama; é o carinho por um homem que os ensinou música (e que músicas lindas foram compostas para esse filme!) e se música (boa) é nobre em si, ela enobrece a vida dos que a cantam, a compõem, ouvem. Além disso, o inspetor responsável por esse enobrecimento não recebeu o prêmio de professor do ano, não foi um “vencedor”, não foi reconhecido e, no entanto...

Não, A VOZ DO CORAÇÃO não tem fórmula consagrada. Ele tem uma fórmula nova na história e rara na mensagem. Os próximos filmes é que vão se inspirar nele.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter