<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, abril 15, 2005

FILOSOFIA 1

Antes de prosseguir, preciso esclarecer algo: não estou de volta ao blog (quero dizer: a volta ainda não é oficial), por isso ninguém sabe que estou escrevendo aqui. Esse é um jeito bloguista-eremita-de-ser, mas tem a vantagem de despistar leitores indesejados ( porque os há, my dear; é uma praga que vem junto com o blog...). (E não me refiro a você, matemático! Pode ficar tranqüilo!)

Bom, mas agora entro no assunto que dá título a este post: FILOSOFIA. Os escassos - e escasso ainda é muito, perto do que sei - conhecimentos de filosofia que tenho me mostraram que a música brasileira traduz o que vários filósofos disseram. Começo hoje com um exemplo e nos próximos posts (que não sei quando serão) dou outros exemplos.

O que Heráclito, Nelson Mota e Lulu Santos têm em comum?
Heráclito é o famoso autor daquela frase sobre o rio, que ninguém se banha duas vezes no mesmo rio porque o rio flui e suas águas, portanto, já não são as mesmas (atenção, leitor indesejado: estou parafraseando o que disse o filósofo. Sei, conscientemente, que não foram essas as palavras exatas que ele usou!). Pois bem, (muito) mais tarde veio o Nelson Mota e escreveu a letra da música COMO UMA ONDA, cantada pelo Lulu Santos:

COMO UMA ONDA

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente viu a um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar

A própria música vem e volta nas rádios. E eu gosto quando ela vem, pois é uma das melhores músicas do repertório do Lulu.

############################################################

A propósito do “leitor indesejado”:


Dizem que todo escritor escreve para um “leitor imaginário”. Pois o “leitor indesejado” é aquele chatinho que tenta competir, no imaginário, com o leitor que vive dentro de cada escritor. Ainda vou escrever um post sobre ele. Aguardem.
.

##########################################################
.

UM POUCO DE MISTICISMO NUMA NOITE DE SEXTA-FEIRA:
.
Sonhei com um gato preto e quis jogar no Bicho. (Sonhar com gato preto simboliza sorte no jogo por sete dias!) Acabei não fazendo a minha aposta e, naquele dia, dois gatos pretos cruzaram o meu caminho. No dia seguinte, acordei com o barulho de um gato brigando com outro na minha rua. No terceiro, um gato apareceu na varanda do vizinho da frente – um gato que eu nunca tinha visto! No quarto dia...ah! desisti! A ter sorte no jogo, prefiro ter sorte no amor. Por sete vidas vezes sete mil!
.
############################################################
.
NEM TUDO É O QUE PARECE E ÀS VEZES É MUITO MAIS SIMPLES DO QUE PENSAMOS:
.
"Chutei um pato degolado"
.
Você consegue decifrar essa frase?
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter