<$BlogRSDURL$>

terça-feira, junho 21, 2005

QUE FIQUE BEM CLARO:

Se a partir de hoje as noites serão mais longas, então tenho todo o direito de dormir mais. Ouviram bem, obrigações??

***********************************************************

COMO DECORAR UM POEMA:

- Você tem que entender o que está dizendo, visualizar as palvras, seguir a lógica dos versos. Entendeu?
- Sim.
- Então, vai, repete: Ó MAR SALGADO...
- Quanto do teu sal são lágrimas de Portugal? / Por te cruzarmos, quantas mães choraram/ Quantas noivas em vão rezaram! / Quantos filhos ficaram por nascer...
- Não, não é assim!
- Mas tem lógica!

*******************************************************
SOLIDÃO MOMENTÂNEA

Mais triste do que ficar sozinho numa ilha deserta, é se sentir sozinho num lugar cheio de gente. Bom, deve ser. Nunca estive numa ilha deserta.

A propósito, me lembrei de um filme: ENCONTROS E DESENCONTROS.

*********************************************************
DISCUSSÃO DE ONTEM:

A discussão de ontem foi a seguinte: quem são "fulanos" para nos dizerem que não seremos ninguém se não fizermos tal coisa? Quem são esses "alguéns" que falam uma coisa dessas?
Sugestão: Vá até o espelho, olhe no fundo dos seus olhos e repita dez vezes por dia estes versos de Fernando Pessoa:

"Nunca a alheia vontade, inda que grata,
Cumpras por própria.
Manda no que fazes,
Nem de ti mesmo servo.
Ninguém te dá quem és.
Nada te mude.
Teu íntimo destino involuntário
Cumpre alto. Sê teu filho."

Não estou incitando nenhuma atitude anárquica. Por favor, bom senso é sempre necessário. Mas garanto: com o tempo, as "sentenças" desses "alguéns" se diluirão antes de chegarem aos nossos ouvidos.
******************************************************
JÁ IA ME ESQUECENDO:

A resposta para a tal relação entre os três elementos - beijo, francês e torrone - é a seguinte:
Saiu numa revista que beijar e falar francês movimentam (e exercitam) praticamente os mesmos músculos faciais. A conclusão é que praticar um, ajuda o outro. E vice-versa.

O torrone nessa história. Já experimentou comer torrone antes de uma aula de francês? Você fala que é uma beleza: a língua não prende, o "biquinho" sai quase que natural, as liaisons fluem.
Conclusão precipitada: beijar ajuda a comer torrone.
****************************************************
MALBA TAHAN:

Durante a minha infância e adolescência li e reli vários livros do Malba Tahan. Pensava ter lido todos os seus livros, com exceção de um: ARTE DE LER E CONTAR HISTÓRIAS - que eu vi uma vez, no Rio de Janeiro, numa certa "bibliotequinha" ( "inha" porque é pequena mesmo, e bem escondida), e me arrependi por não ter pego quando morava lá... Bom, mas em janeiro fui a um sebo e descobri que uma trilogia desse escritor também me havia escapado: A SOMBRA DO ARCO-IRIS. Além de toda a magia que há quando encontramos um livro em sebo, já na "orelha" do livro há este comentário:

"Só Malba Tahan faria obra assim, encarnação que êle (sic) é da sabedoria oriental – obra alta, das mais altas, e só necessitada de um país que devidamente a admire; obra que ficará a salvo da vassourada do tempo”

Isso foi escrito por Monteiro Lobato e, de fato, um sebo salvou a obra, mas ela estava bastante empoeirada...

Na outra “orelha” – juro que esqueci o nome daquilo – do livro, há este outro comentário:

“A SOMBRA DO ARCO-IRIS é o livro do coração, a mais bela e discreta mensagem da criatura enamorada que busca expansão, reciprocidade e compreensão generosa. É um livro puro, elevado, cheio de beleza criadora e ensinamentos morais através dos episódios arrebatadores que se sucedem na história maravilhosa.
Você não poderia oferecer à sua amada (ou ao seu amado) lembrança mais delicada nem prova mais eloqüente de espiritualidade do que êste livro que, em última análise, é a história do seu próprio amor”.

Depois li, numa das primeiras páginas, a NOTA DO TRADUTOR:

“Tudo é possível negar a êste livro. Apresenta-se êle, porém, com uma feição que, mesmo ao espírito mais obumbrado pela maldade ou denegrida pelo despeito, é forçoso reconhecer e proclamar: a originalidade.

Que saibamos, não existia, até hoje, em literatura alguma, mesmo entre os povos mais medrados em civilização, novela de aventuras e de amor escrita especialmente para deleite da juventude, que incluísse mais de um milheiro de poetas!”


Convencida de que essa obra era realmente digna-de-ser-lida – e justo o que precisava para as férias -, seja por ser original ou por ser uma “obra alta”, comprei os três livros e os li.

Realmente há um milheiro de poetas ali e a obra é uma espécie de Antologia “viva”, pois não aparecem simplesmente os poemas com alguma explicação fria. Eles aparecem – às vezes, só alguns versos - nos momentos certos em que devem aparecer na história de amor narrada. Nos momentos em que servem de contexto para a trama. Consegue imaginar? É algo criativo, sem dúvida.

E em homenagem a este livro, a partir de hoje farei um “CICLO A SOMBRA DO ARCO-IRIS”, em que citarei alguns versos, os que mais me chamaram a atenção na época, e que são cheios de bons conselhos, pensamentos puros, ingênuos – dirão alguns...- , tudo o que precisamos para estes momentos corridos e frios (hoje começa o inverno!!).Então...

COMEÇANDO O “CICLO A SOMBRA DO ARCO-IRIS”:

“Atravessaste, no silêncio obscuro,
A vida presa a trágicos deveres
E chegaste ao saber de altos saberes,
Tornando-te mais simples e mais puro”.
(Cruz e Souza)
**********************************************************
AH! E PARA TERMINAR, FALTOU CONTAR SOBRE A IMAGEM DO DIA:
.
Há um homem bem gordo que caminha perto de casa. Eu o vejo quase todos os dias e, sem querer, estou acompanhando o processo de emagrecimento dele. Informo que ele já emagreceu bastante, mas continua na "batalha" - uso esse vocábulo, pois é com ele que todos se referem à dieta. E eu gosto de ver pessoas persistentes, seja por qualquer motivo ou objetivo, pois sempre acabam inspirando. (Um parêntese, o último, antes que eu fique prolixa: há também uma senhora que eu sempre vejo. Ela sofreu um derrame, mas caminha todos os dias. Às vezes, no mesmo horário que o homem gordo.). Bom, mas voltando ao homem, hoje passei pelo andarilho e, pra variar, ele estava de walkman. Mas, excepcionalmente hoje, o volume do seu aparelho estava altíssimo. De longe eu o vi com a cara risonha - esqueci de dizer que eu cotidianamente o vejo com a cara risonha - e ouvi o som alto. Não consegui identificar o que ele ouvia, mas, quando me aproximei, descobri qual era a música:
ALL YOU NEED IS LOVE...dos Beattles!
Adorei! Estou com essa música na cabeça para o resto do dia!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter