<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, agosto 19, 2005

FIQUEI TRISTE

Image hosted by Photobucket.com

A Fernanda disse que há uma comunidade no Orkut dos "blogueiros de Floripa". Pois imagino que hoje esses blogueiros tenham falado sobre o mesmo assunto - sobre o que todos os habitantes de Floripa falaram: o fogo no Mercado Público.
.
Acho que pela primeira vez na vida me comovi com a destruição de um patrimônio histórico. Não que a perda de qualquer patrimônio não cause lástima, mas nunca senti tanta afeição por um patrimônio destruído como este. O Mercado Público é um dos cartões postais da Ilha e um de seus pontos turísticos mais famosos, mas é, também, o lugar onde os moradores daqui compram material escolar, material para trabalhos manuais, peixe fresco e demais frutos do mar. Ele é um ponto turístico que não está em pedestal, longe de seus próprios conterrâneos, pois não é preciso pagar nada para entrar nele, nem é preciso pegar um ônibus para ir até ele. O Mercado está bem perto, no meio do caminho de todas as pessoas que passam pelo centro. Às vezes, até serve de atalho para os andarilhos.
.
Talvez por isso a comoção tenha sido maior. Talvez, também, pela cena que vimos: pessoas que passavam por lá, na hora do fogo, tentando ajudar os comerciantes, tirando os produtos ainda intactos, consolando os que choravam pela perda material; pessoas dos prédios vizinhos jogando água pelas suas janelas (e que um repórter da cidade disse que elas pareciam passarinhos que enchem o bico de água para tentar apagar o fogo da floresta); e pessoas mais velhas chorando porque, assim como elas, o Mercado Público viu a cidade crescer, viu mais gente chegar, mais gente nascer.
.
Tomara que o Mercado volte logo a ser como era, pois mostrou que faz falta para os moradores daqui.
.
********************************************
.
MAS NÃO PODERIA FALTAR...
.
Apesar de tudo, sempre sai piadinha nessas horas:
.
Estão vendendo peixe frito no mercado!!
.
Hoje está tendo queima de estoque!!
.
Comments:
É Rê, tb fiquei triste, assisti por alguns minutos e não acreditava. Acho q todos q passam lá (apesar das piadas) sentiram-se tristes...
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter