<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 06, 2005

VÉSPERA DO 7 DE SETEMBRO

Quando estava no Ensino Médio, todos os alunos do meu colégio receberam o livrinho PORQUE ME UFANO DO MEU PAÍS. (Uma editora o distribuiu por estar há muito tempo “empacado” nas prateleiras.) Não sei se alguém o leu na época. Eu mesma o trouxe para casa e o deixei na estante, sem nunca mais tocar nele.

Esse livro foi publicado, se não me engano, em 1900 e já tive professores de história que debocharam dele. Como não o li, não sei o motivo do deboche, mas ficava com pena do tal Affonso Celso (autor do livro) que virou motivo de riso só por ter declarado seu orgulho pelo país.
.
Hoje, por acaso, me lembrei desse livrinho e fiquei com vontade de saber por quais razões o Affonso Celso se ufana de seu país. Tentei procurá-lo, mas não o encontrei. Será que a “única pessoa que se ufana do país” (como disse um dos meus professores de história do colégio) desapareceu?
Vai ver ele não quer estar por perto no dia 7 de setembro...
.
GÍRIA LEGAL
.
Parece que esta é uma gíria mineira: para dizer que um produto é gratuito, diz-se que ele é "0800".
.
Comments:
Fato interessante! Eu sou um nacionalista frustrado, pois gostaria de ler esse livro; se o encontrares, me avisa, por favor!
 
Pode deixar!
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter