<$BlogRSDURL$>

terça-feira, junho 06, 2006

CONVERSÕES
.
Um dia desses, estava passando na TV Ufsc um documentário sobre mulheres do candomblé. Não sei quase nada a respeito do candomblé, mas acho o ritual bonito: aquelas roupas brancas, aquelas flores, aqueles altares bem cuidados, as danças, os simbolismos. Vê-se muito isso na Bahia. E antes que alguém torça o nariz, gente boa e gente ruim há em qualquer canto do mundo, em qualquer religião, e há praticantes de umbanda e de candomblé que se ofendem quando ouvem que eles fazem pacto com o demo...Porque muitos deles só querem fazer pacto com Jesus e com a alegria. (Viver para ver...).
.
Uma das mulheres entrevistadas contou que nasceu numa família de protestantes. Quando era criança, "coisas estranhas" aconteceram com ela e a família chegou à conclusão de que ela estava "encapetada". O que fizeram? A expulsaram de casa. (Nessa parte, a mulher até se conteve para não chorar.) Para a sorte da criança, uma senhora espírita a encontrou na rua e viu que ela não estava encapetada coisa nenhuma - ela era médium. A criança cresceu no lar dessa senhora, aprendeu a controlar as "coisas estranhas", e acabou indo para o candomblé. Então, a ex-criança mostrou, na casa dela, uma imagem de madeira escura, que simbolizava o "preto velho" dela, e disse rindo para a câmera: "o mais engraçado é que agora até os meus irmãos vêm se consultar com o meu 'preto velho'. Mas eles vêm quando eu não estou em casa. E sem o pastor deles saber."
.
*******************************************
.
A outra conversão apareceu em não lembro qual canal da rede aberta. Mostraram um argentino com a camisa da seleção brasileira. Perguntaram para ele o que o fez torcer para o Brasil e ele respondeu: "me converti depois de morar três anos na Bahia". (Viva a terra da alegria!)
.
******************************************
.
"Mais teim uns qui são tão cabra-da-pesti que num se rendi neim qui a vaca tussa" (Frase de um nordestino muito observador.)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter