<$BlogRSDURL$>

domingo, junho 18, 2006

MEDO E CORAGEM
.
Estava lendo um livrinho sobre Medo e Coragem e encontrei uma citação bem oportuna e contextualizada do Armando Nogueira, feita no Jornal do Brasil, em 1996:
.
O idioma do esporte sempre evitou a palavra medo. Prefere uma saída eufemística: fala de tensão, de emoção da estréia. Bobagem, medo é sinal de vida. É um sentimento salutar. A mente avisa o resto do corpo que há perigo por perto. E se a própria mente não tomar cuidado, o juízo vai-se embotando, os músculos vão-se retesando, o corpo acaba fugindo à luta. É a estação da covardia que se instala na alma humana. Quem não conhece a velha metáfora do 'tirar o corpo fora' ? Didi, antes de ser campeão do mundo em 58, não dormia, pensando, sobressaltado, no jogo do dia seguinte. Fosse estréia, fosse final, passava acordado a noite da véspera. Antes do jogo, era uma pilha de nervos. Mas bastava a bola começar a rolar, e ele convertia-se num príncipe de lucidez e sangue frio. Aqui está a chave do problema: é saber transformar em impulso a energia vital que o medo encerra".
.
********************************************
.
"MEDO É SINAL DE VIDA"!
.
Gosto de ler sobre o Medo e a Coragem. Aliás, meus personagens favoritos costumam ser os covardes e os preguiçosos porque geralmente são esses os que costumam fazer a coisa certa na hora certa, apesar de toda a falta de confiança deles e dos outros com relação a eles.
.
********************************************
.
Aliás, aliás, transformar o leão em rato é uma bela alquimia.
.
********************************************
.
Se bem que, às vezes, o leão continua leão.
Mas o Daniel saiu ileso da cova.
.
********************************************
.
CONCLUSÃO: Os leões só te devoram se você fingir que não os vê; se quiser escondê-los debaixo do tapete por anos a fio. O segredo é: você os transforma em ratos ou reza para que eles não te devorem.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter