<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, novembro 08, 2006

FILTRO FAIXA ESTREITA
.
Photobucket - Video and Image Hosting
.
*****************************************
"Verdi é o compositor de ópera mais representado e o mais amado. Filho de um estalajadeiro analfabeto, esse gênio da arte lírica, nascido no mesmo ano que Wagner, era um camponês de coração nobre, um homem generoso e humanista. (...) Verdi sempre colocou sua extraordinária inspiração melódica a serviço da ação e da expressão dramática, a ponto de subverter os hábitos do bel canto e as categorias vocais tradicionais. (...) Seu instinto teatral, seu gosto pelas situações contrastadas e as paixões violentas, sua capacidade de compreender e de interessar a humanidade inteira lembram o maior autor dramático, Shakespeare.(...)
"Rigoletto era a ópera preferida de Verdi. O tema, em primeiro lugar, lhe parecia o melhor que já havia tratado: ' Há situações muito fortes, há vivacidade, patético, variado...' A ópera concentra-se em torno de Rigoletto. Mas, em vez de insistir na singularidade do bufão, de reduzi-lo a um caso patológico, Verdi faz dele uma encarnação quase mítica do amor paterno.
(...)
"Ópera admirável e pungente (...) em vez de escutar um cantor, ouve-se uma personagem. Ouve-se o amor depois do ódio, e, debaixo do riso, a angústia. Rigoletto é uma das criaturas mais expressivas e mais comoventes do teatro lírico. Seu enfezamento ridículo e sua determinação apaixonada, sua exultação vingadora e seu desespero repercutem em cada um de nós. Comparados ao bufão, a maior parte dos heróis tradicionais parecem fantoches."
(Apenas uma minúscula amostra do Rigoletto, retirada do livrinho de bolso GUIA DA ÓPERA - 60 óperas célebres, resumidas e comentadas.)
.
Comments:
A ópera deste ano. A do ano que vem ainda é surpresa...
 
Minha ópera preferida, ao lado de Turandot.
 
Puxa, eu gostaria muito de ver uma apresentação de Turandot! Deve ser linda! Tudo nessa ópera conspira para que seja bem feita: o enredo, o cenário, as músicas...
 

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter