<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, janeiro 24, 2007

A ARTISTA PLÁSTICA
.
(Para minha mãe)
.
Uma senhora elegante costumava ir a um ateliê onde diversos artistas plásticos apresentavam seus trabalhos. Ela gostava dos trabalhos de uma artista em especial: a que fazia bonecas com conchas do mar. Já fez bruxas, já fez dançarina espanhola (e uma estrangeira a levou antes que essa senhora pudesse pegar), já fez rendeiras, garotas com cestas floridas... Eram todas um encanto, cheias de charme e vida.
.
Mas naquela vez em que a senhora chegou, reparou que as bonecas estavam com um olhar muito triste. Já não tinham o rosto de antes. Uma moça estava passando ao lado da senhora e esta comentou: você não acha que essas bonecas estão com o rosto triste? A moça parou abruptamente, pegou uma rendeira em conchas e ficou olhando com curiosidade para os olhos da boneca. A senhora esperou a observação da moça, mas acabou perguntando: você sabe quem é a artista dessas bonecas? A moça, ainda sem tirar os olhos da rendeira, respondeu cheia de pena: Sou eu, senhora. Sou eu. A senhora ficou encabulada e acabou saindo, sem perceber que a artista continuou olhando para os olhos da boneca...
.
****************************************************
.
A historinha poderia ter terminado na frase anterior, mas acontece que a tal senhora elegante voltou ao ateliê e novamente procurou pelas bonecas feitas de conchas. Havia uma outra artista, que pintava em madeira, e a senhora perguntou a ela onde estavam as bonecas. A pintora respondeu: estão em falta; acabaram no início da semana. Havia pouquíssimas aqui. Então a senhora, que até hoje não se conformou com o ar de tristeza que as bonecas tomaram, comentou o mesmo com essa outra artista: essas bonecas têm vindo com o olhar tão triste. Elas não eram assim! E a pintora respondeu: é, mas a artista está triste mesmo.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter