<$BlogRSDURL$>

sábado, fevereiro 24, 2007

VISÃO
.
Quando descia naquele ponto, via um campão verde, com flores dançando e pássaros brincando. Só isso.
Alguém de visão desceu naquele ponto e viu um condomínio de luxo, com piscina e até campanário.
Eu tô ficando míope de um olho, mas OUVI choro quando cimentaram o campão.
.
*****************************************************
.
A BISA MANEZINHA
.
Me perguntaram pela bisa manezinha. Pois conto: ouvi, numa conversa de família, que minha bisavó nasceu no Forte São José da Ponta Grossa, da Minha Aldeia. Nessa época, o forte, como outras fortalezas daqui, era presídio para quem fosse contra o feioso Floriano Peixoto. A diferença é que quem ficou preso nesse forte teve sorte, pois aí não houve fuzilamento. (Dos males, o menor...)
Logo tirei minhas conclusões: o pai da bisa estava preso; a esposa ia visitá-lo, inclusive grávida. Numa dessas visistas, minha bisavó não titubeou e resolveu nascer ali mesmo. Ouvi também que foram escravas que a ajudaram a nascer.
.
Um tempo depois, comentei isso com a minha avó, mas ela me corrigiu: o pai da bisavó não estava preso lá. Ele era militar, a serviço do Floriano. Era de baixa patente, estava cumprindo ordens. A esposa ia levar comida para ele, e o resto continua igual: minha bisa resolveu nascer ali e as escravas ajudaram.
Mas essa "nova versão" me decepcionou um pouco. Afinal, nasci numa época em que a história dos oprimidos costuma ser mais romântica.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter