<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, agosto 02, 2007

Minha inspiração? Dizer que não vou escrever no blog por um tempo. No dia seguinte escrevo um post.
.
Mas, embora eu não fosse postar nada hoje, relembrando umas reflexões do velho e sábio Rilke, vi que ainda não tinha copiado um trecho do livro Cartas a um Jovem Poeta.
Imaginemos que ele fosse o meu porteiro ("Seu Rilke") e que eu dissesse para ele hoje de manhã:
- Bom dia, Seu Rilke.
- Bom dia, Dona Rebeca. Postou algo no Desanuviando hoje? (sim, porque ele leria o meu blog, "porsupuesto")
- Ih, Seu Rilke, não estou vendo nada no cotidiano que me inspire... (lamentar-me na conversa com o Seu Rilke é a "deixa" para ele me entregar alguma pérola da sabedoria).
- Dona Rebeca, deixe-me lhe dizer o que sempre digo quando alguém reclama da vida aqui na portaria: Se o quotidiano lhe parece pobre, não o acuse: acuse-se a si próprio de não ser muito poeta para extrair as suas riquezas. Para o criador nada é pobre, não há lugares mesquinhos e indiferentes. Mesmo num cárcere cujas paredes abafassem todos os ruídos do universo, não lhe ficaria sempre a sua infância, essa preciosa, essa esplêndida riqueza, esse tesouro de recordações?
Eu ficaria (alegremente) surpresa com o conselho sábio e sugeriria:
- Seu Rilke, o senhor deveria escrever um livro.
E ele responderia, como os leitores antigos já sabem (*):
- Que nada. Sou apenas um simples porteiro...
.
(*) ver post do dia 7 de julho de 2006.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter