<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, setembro 26, 2007

DESABAFO PARA OS MEUS BOTÕES - ou: a melancolia de se ver o desenfreado:
.
O que me deixa melancólica com relação àquele lugar é que, antes, sempre passava por ali e via ipês roxos e amarelos, um do lado do outro, e passarinhos brincando de se perseguirem. Além disso, era mais uma das minhas sendas de amor ao mar (uma sendinha, bem verdade, mas me levava para o mar...). Agora, com aquela construção megalomaníaca-ridícula, nunca mais terei esse caminho, não há mais ipês, os pássaros fugiram (foram expulsos a britadores - trrrrrrrr).
.
*********************************************
.
Não sou contra o progresso. Pelo contrário. Gosto da eletricidade, da água quente, de uma casa confortável. O problema é saber que mais uma possibilidade de momento bucólico virou fantasma, coisa do passado.
O caminho era meu, mas também era de todos. Agora, nem existe mais caminho, e é só de alguns. (E eles nunca vão saber o que perderam...)
.
*********************************************
.
"Mesmo a tristeza da gente era mais bela / e além disso se via da janela um cantinho de céu e o Redentor" (os melancólicos Toquinho, Vinícius de Moraes e Tom Jobim quando também perderam uma landscape (*)...)
.
(*) em inglês mesmo, porque essa palavra sempre me inspira mil sentidos e possibilidades.
.
*********************************************
.
ESTILO DE VIDA
.
No filme UM BOM ANO, o personagem de Russel Crowe, um bem-sucedido executivo de Londres, vai para uma pacata cidade da região de Provence. Conversando com uma francesa, ele diz:
- O estilo de vida dessa cidade não combina comigo.
E ela redargúi:
- Não, é o seu estilo de vida que não combina com o dessa cidade.
.
*******************************************
.
(Mas tem gente que quer adaptar toda uma cidade ao próprio estilo de vida...Que pretensão!)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter