<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 05, 2007

PALAVRAS-CHAVE: lamento, consolo, esperança. (Ou o último conselho do Rocky: Não importa o quão forte você bate, mas se você apanha e ainda continua em frente.)
.
Esses dias, lamentando por me sentir uma analfabeta em determinado assunto, e, por mais que eu me esforçasse, parecia não estar vendo resultados, um querido amigo me contou o seguinte:
Houve um padre jesuíta, Padre Suárez, que era o mais burro da Companhia de Jesus (e aqui meu amigo fez questão de dizer que não era o meu caso, mas, sinceramente, não teria me ofendido se fosse...). Então, ele começou a pedir a Deus que lhe desse inteligência. (E eu pensei: ele merecia, pois humildade já tinha de sobra.). Resultado: Padre Suárez escreveu um tratado, chamado Das leis e de Deus legislador, importantíssimo monumento jurídico, e que demonstra uma enorme capacidade mental.
.
Isso está contado no livro de Rui Barbosa, Oração aos moços/O dever do advogado, que me foi emprestado por esse mesmo amigo no começo do ano, mas que ainda não li por falta de tempo. Vejam o que perdi...
Vou começar a leitura desse livro hoje mesmo.
.
*********************************************
.
MAIS LAMENTO, MAIS CONSOLO
.
Essa semana era para eu ter batido a cabeça no Muro das Lamentações, tantas foram as vezes que me lamentei por algo. (Mas passou, passou! Obrigada pela paciência, minha gente!)
Um outro dia, falei para uma senhora que estava triste por ter que abandonar uma certa atividade de que gosto muito. Um senhor que estava por perto me ouviu e disse:
.
- Dê tempo ao tempo, que tudo se resolve.
.
Detalhe: esse senhor tem quase 80 anos e tem mal de Alzheimer (mas diz que não se entrega à doença).
Como não vou confiar no conselho de uma pessoa assim?
.
********************************************.
.
O CAUSO DO PADRE "BURRINHO", NO PORTUGUÊS IMPECÁVEL DE RUI BARBOSA:
.
Ninguém desanime, pois, de que o berço lhe não fosse generoso, ninguém se creia malfadado, por lhe minguarem de nascença haveres e qualidades. Em tudo isso não há surpresas, que se não possam esperar da tenacidade e santidade no trabalho. Quem não conhece a história do Padre Suárez, o autor do tratado Das leis e de Deus legislador, De legibus ac Deo legislatore, monumento jurídico, a que os trezentos anos de sua idade ainda não gastaram o conceito de honra das letras castelhanas? De cinqüenta aspirantes, que, em 1564, solicitavam, em Salamanca, ingresso à Companhia de Jesus, esse foi o único rejeitado, por curto de entendimento e revesso ao ensino. Admitido, todavia, a insistências suas, com a nota de "indiferente", embora primasse entre os mais aplicados, tudo lhe eram, no estudo, espessas trevas. Não avançava um passo. Afinal, por consenso de todos, passava por invencível a sua incapacidade. Confessou-a, por fim, ele mesmo, requerendo ao reitor, o célebre Padre Martín Gutiérrez, que o escusasse da vida escolar, e o entregasse aos misteres corporais de irmão coadjutor. Gutiérrez animou-o a orar, persistir e esperar. De repente, se lhe alagou de claridade a inteligência. Mergulhou-se, então, cada vez mais no estudo; e daí, com estupenda mudança, começa a deixar ver o a que era destinada aquela extraordinária cabeça, até esse tempo submersa em densa escuridade.
.
*****************************************************
.
Depois dos lamentos, nada que um chorinho não lave a alma. Clique aqui e ouça aquela música do Pixinguinha.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter