<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, outubro 17, 2007

LEMBRANCINHAS
.
Um amigo meu, sempre que viaja para algum lugar, traz um chaveiro ou um ímã de geladeira com o nome da cidade que visitou.
De alguns lugares que conheci, não trouxe lembrancinha, mas um hábito - ou uma recordação que, de tão forte, virou hábito lembrá-la. Então, relembrando: de Macéio, porsupuesto, o vício pela água de coco. Também o mar, na alma e na epiderme (e, provavelmente, a vontade de estar sempre numa rede, dormindo). De Campo Grande, o molho shoyo no churrasquinho, que aprendi com uma feirante japonesa. Do país pequeno, saudades da boa alma da pessoa pobre que emprestava dinheiro para as crianças comprarem chicletes (sem contar para os pais delas, aliás, sem contar nenhuma travessura.). Do Rio de Janeiro, a andar (e gostar de andar) de ônibus. De Brasília, a estar sempre com uma garrafinha de água (ficar longe do mar tem destas coisas: de repente tudo seca, até seu corpo, até sua alma...é sempre bom estar previnido). De Joinville, primeiras histórias nos caminhos pisados antes de mim e o exemplo da senhora analfabeta, mas sábia, que não tinha medo de cuidar dos tuberculosos, nem de defender a ex-prostituta que largara a vida errante. Da Minha Aldeia, o retorno às sendas de amor ao mar (navegar é preciso, caminhar também!). Da Espanha, da Irlanda e da França...outros eus me trouxeram algo de lá, que eu ainda não sei bem o que é. Mas isso já está fora da minha compreensão.
.
O importante (além da rosa, claro!) é, como diria qualquer cigana, não temer novos caminhos.
.
p.s.1: Mas se alguém for a Moçambique antes de mim, por favor, só peço "uma" lembrancinha: tecidos de capulana!!! (Vão virar um hábito meu, em camisa, saia, bolsa...).
.
p.s.2: de uma dessas sendas de amor ao mar, trouxe uma lembrancinha: um colar de conchas (não encontrei o de búzios que tanto queria para o inverno...) bem delicado, não tão discreto, lindo, com cheiro de maresia e tudo.
.
p.s.3: e de Salvador minha "encomenda" é sempre a mesma: fitinhas do Senhor do Bonfim! (Cada fita dá direito a três pedidos! Não se pode desperdiçar essas gratuidades!)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter