<$BlogRSDURL$>

terça-feira, novembro 20, 2007

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA
.
Hoje será um post totalmente distinto dos demais. E o que me motiva a escrevê-lo é uma notícia retirada do blog COISAS BOBAS:
.
Fiquei arrasada com a notícia que recebi, via email, de diversos leitores: os florais agora passarão a ter seu uso restrito e deverão ser receitados apenas por médicos.Nem tive condições de ler todo o email, de tão mal que fiquei... os florais nada têm a ver com a medicina. O Dr. Bach deixou de ser médico quando se entregou aos florais... Ele se desligou da "ordem dos médicos" lá da Inglaterra... Enfim, os florais cuidam das emoções. São um tratamento simples, barato, sem efeitos colaterais... qualquer um, estudando um pouquinho, pode escolher seus florais e indicar para os seus. Não é preciso saber de anatomia, fisiologia, patologia, farmacologia...Puxa, vida... que chato tudo isso!
.
Pois bem, conheci esse blog quando comecei a pesquisar sobre florais na internet. E a primeira vez em que me interessei pelos florais (não faz muito tempo) foi quando ouvi um médico oncologista dizer que recomendava florais aos seus pacientes com câncer, pois percebera que a melhora de quem os toma é impressionante. Esse médico (considerado da linha "tradicional", e não da linha "alternativa", reparem) não disse que ele, por ser médico, era o único habilitado para isso. Ele recomendava aos pacientes por ter visto que quem tomava os florais, durante os tratamentos de quimioterapia, por exemplo, melhorava mais rapidamente do que os que não tomavam. Ele disse também que todos deveriam tomar florais nas fases mais importantes da vida (adolescência, exames, menopausa etc). Bastava se conhecer para tomar floral.
Vejam: é um médico da linha tradicional falando de "tratamento alternativo". Isso me chamou bastante a atenção e comecei a pesquisar sobre o assunto. A notícia que a bloguista do Coisas Bobas deixou, se vingar, é triste mesmo. Além disso, vem comprovar, justamente, que os médicos que tomaram essa decisão não sabem nada de florais e da história do Dr. Bach. Em vários artigos, o dr. Bach disse que queria, com os florais, um remédio que pudesse ser usado e ministrado pela família, pelos leigos... Ou seja, estão distorcendo o legado dele. Os florais, além disso, são remédios baratos, não têm nenhum efeito colateral - se vc tomar o floral errado não vai acontecer absolutamente nada - e evitaria que muita gente pobre fosse parar nas filas dos hospitais públicos.
Seus pais podem receitar floral, sua filha, sua empregada, seu vizinho, seu amigo. Qualquer um pode ter acesso aos florais. Basta ler um pouquinho os estudos deixados pelo Dr. Bach e pelos associados do Instituto Bach.
O médico oncologista recomenda florais aos pacientes, mas só os toma quem quer. Ninguém é obrigado a tomá-los. Os florais não vão substituir a quimioterapia. Há essa liberdade para o paciente escolher se quer ou não tomar floral. E assim como há essa liberdade para não o tomar, também deve haver liberdade para os que quiserem tomar floral. E essa liberdade tem a ver com o fácil acesso ao uso dos florais.
.
Mechthild Scheffer, membro do Instituto Bach, em seu livro TEORIA FLORAL DO DR. BACH, escreveu:
.
Era desejo do homem que descobriu o método, o médico de Harley Street, Dr. Edward Bach, que esta forma de cura por meio de flores silvestres fosse acessível não só aos médicos profissionais mas também a pessoas leigas, sem nenhum adestramento.
(...)
Na visão do Dr. Bach, os seus Remédios Florais seriam usados, não apenas pelos médicos e praticantes leigos, mas também em cada família.
Dessa maneira, as Flores do Dr. Bach seriam usadas não só por profissionais no tratamento de desordens psicossomáticas, como também por um número cada vez maior de pessoas que trabalham conscientemente pelo seu crescimento e desenvolvimento mental e espiritual.
.
Em outro livro, em que há escritos selecionados de Edward Bach, A TERAPIA FLORAL, da Editora Ground, o próprio Dr. Bach é quem diz (págs. 173, 174):
.
O método de escolha do remédio a ser empregado é suficientemente simples, podendo ser compreendido pela maioria das pessoas.
(...)
Os pontos importantes do tratamento com essas flores são:
(...)
II – que, sem qualquer conhecimento médico, o seu uso pode ser compreendido tão facilmente que podem ser utilizados no lar.
(...)
Sempre há entre nós, nas pequenas ou grandes cidades, alguém que tem, em maior ou menor grau, o desejo de ser capaz de ajudar seu semelhante na doença, de aliviar as aflições e sofrimentos e de curar os doentes (...). Tais plantas colocam nas mãos dessa pessoa o poder de curar seus próprios familiares, amigos e todos os que estão ao seu redor.
(...)
Novamente para convencê-los de que não há necessidade de qualquer conhecimento científico na utilização dessas flores, posso dizer que nem mesmo o nome da doença é necessário. Não é a doença, por assim dizer, que é realmente importante tratar, porque a mesma doença pode apresentar sintomas diferentes em pessoas diferentes.
.
E como são as emoções e a personalidade da pessoa que definem qual será o floral mais adequado, uma pessoa mais próxima do paciente será a melhor pessoa para indicar os florais, porque ninguém melhor para nos conhecer que quem está sempre conosco. (Uma consulta fria e formal de 15 minutos no consultório médico não é capaz de definir quem somos, nem quais emoções deram origem à doença física que se nos apresenta).
.
Um floral não vai transformar ninguém em santo. Um exemplo disso é que até o boboca do Renan Calheiros disse, em uma entrevista, que estava tomando floral pra agüentar a pressão (embora muitos hão de concordar que ele não estava tomando os florais corretos, os que combatem a mentira, a soberba, o erro repetido, o egoísmo, a ganância etc). O floral é um complemento. Pode evitar que muitas pessoas cheguem a desenvolver uma doença grave. Ninguém, tomando floral, deve esquecer de outras coisas essenciais na vida de quem quer se desenvolver mental e espiritualmente, como a oração, a ajuda ao próximo, a leitura que engrandece o ser humano, a compunção e uma firme resolução de melhorar e se corrigir. Os florais existem (sempre existiram as flores e seus poderes curativos) para os momentos de fraqueza por que todos passamos de vez em quando na vida. Não precisa ser algo terminal. Um exame daqui a uma semana que esteja me causando preocupação pode ser motivo para eu tomar floral. Imaginem se eu precisasse marcar uma consulta médica para isso. Provavelmente só seria atendida daqui a um mês, quando o exame já tivesse passado.
.
Fiquem por dentro desta notícia e pensem a respeito, antes de aderirem a qualquer abaixo-assinado. Para quem nunca ouviu falar nos florais, procure se informar. Tanto na internet quanto nas livrarias, há muita informação sobre o assunto e vocês verão que é assunto para qualquer um, médico ou não.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter