<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

A RESPEITO DO PERDÃO
Especialmente para a mui querida amiga Jula.
.

Perdoar significa soltar, desistir. Não tem nada a ver com desculpar um determinado comportamento. É só deixar toda a coisa ir embora. (Louise L. Hay, em VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA)
.
Se seu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe. (JESUS, em Lc 17, 3) (*)
.
(*) Para mim, essa frase de Jesus é muito pedagógica, muito educativa. É o segredo para como pais devem educar seus filhos, e como qualquer pessoa ligada a outra pode ajudar se tiver que, de alguma forma, educar ou esclarecer alguém. Jesus era a bondade em pessoa, sem, jamais, deixar de ser muito firme. Não passava a mão nos erros; ele convertia e perdoava, mas era firme ao mostrar o erro e em pedir sua correção. Afinal, quem, senão ele, seria o mais interessado em mostrar a diferença entre o certo e o errado? Em uma outra passagem, Jesus é firme com relação a Herodes, a ponto de chamá-lo de raposa. Veja: "No mesmo dia chegaram alguns dos fariseus, dizendo a Jesus: 'Sai e vai-te daqui, porque Herodes te quer matar.' Disse-lhes ele: 'Ide dizer a essa raposa: eis que expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e ao terceiro dia terminarei a minha vida." (Lc 13, 31-32).
Essa "faceta" de Jesus me parece importantíssima, e só essa firmeza com relação aos erros é que pode explicar a capacidade de conversão e a brandura de um coração disposto a perdoar.
.
***********************************************
.
p.s.: Sobre o Hercule Poirot, não me esqueci! Apenas aguardem.
É que hoje não estou para solucionar crimes.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter