<$BlogRSDURL$>

domingo, março 09, 2008

continuando...
.
Nanny MacPhee - A Babá Encantada faz muitas referências ao filme Mary Poppins, e é o tipo de filme sobre o qual diria: "esse os meus filhos vão ver". É uma boa distração. Tem gente que se enfada com filme desse tipo, mas eu acho que na vida há momentos (uns mais do que outros) em que precisamos de um pouco de despretensão e das características do filme A Babá Encantada: "sem maldade, engraçadinho, colorido, com bons ensinamentos". Recomendo, hum... sentada. E com um algodão doce na mão.
.
QUANDO UM HOMEM É HOMEM é um faroeste com John Wayne e me fez gostar de faroestes. Tá certo que ele está mais pra comédia e se inspirou na obra de Shakespeare A MEGERA DOMADA, mas tem um humor diferente dos filmes atuais: não é tão politicamente correto - é bem mais sensato -, sem "frescura", até porque John Wayne não tem frescura e encarna o tipo machão. Mas é um macho em um sentido mais nobre, com mais sabedoria (com exceção de uma parte em que ele aconselha o futuro genro a colocar a filha "na linha", de maneiras não muito delicadas - as mulheres hão de concordar comigo). É de seu personagem que vêm ensinamentos para se guardar no bolso. Por exemplo, ao se referir ao bobão do prefeito, ele diz :"antes de o homem se tornar um cavalheiro, ele precisa se tornar um homem (e o Fulano não é nem um nem outro)". Ele também diz para a filha que ela não vai herdar todas as suas terras porque quer que ela e o marido descubram, como seus pais, o valor do esforço conjugal na vida. (Ah, se essas pessoas e esses políticos que têm tudo fácil tivessem essa consciência johnwayniana...). E quando ele vai defender os índios, diz que esmola é para órfãos e viúvas, mas é uma ofensa para os caciques. (E deferia ser uma ofensa para tanta gente...).
.
Não é um filme para os nossos tempos? Se eu pudesse mudar a situação do Brasil, o Capitão Nascimento seria algum ministro do governo. John Wayne seria o presidente. Recomendo Quando um homem é homem, de pé, atirando para cima com uma arminha de espoleta.
.
**************************************************
.
CAMPANHA JOHN WAYNE PARA PRESIDENTE:
.
Photobucket
.
*************************************************
.
Os filmes continuam em outro post...
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter