<$BlogRSDURL$>

sábado, março 08, 2008

E MEU OSCAR VAI PARA...
.
- HOLLYWOODLAND - BASTIDORES DA FAMA
- MINHA VIDA NA OUTRA VIDA
- BARRY LYNDON
- A VIDA NO PARAÍSO
- KOLYA
- O ULTIMATO BOURNE
- QUANDO UM HOMEM É HOMEM
- EM LUTA PELO AMOR
- NANNY MACPHEE - A BABÁ ENCANTADA
- RAPSÓDIA EM AGOSTO
.
Todos esses filmes ficaram em primeiro lugar. Deu empate. E, como vocês podem ver, tem de vários estilos, e nenhum é deste ano. Eu os assisti em DVD e enriqueci um pouco mais a locadora nessas férias.
Sobre o Hollywoodland-Bastidores..., já comentei no post do dia 28 de fevereiro.
O O Ultimato Bourne é filme norte-americano, de ação, com muitas corridas de carro, muitas perseguições, mas um dos melhores. É o terceiro da "trilogia Bourne", com o Matt Damon. Um homem que havia sido treinado pela CIA, com lavagem cerebral, para matar, para fazer tudo o que lhe mandassem, sem nem ao menos questionar se é correto ou não fazer aquilo que lhe pedem. Um maquiavelismo medonho se você for parar para pensar. Mas para o azar da CIA, Bourne começa a ter uns insights e resolve buscar sua verdadeira identidade. Isso teve início no primeiro filme da trilogia - A IDENTIDADE BOURNE -, e agora, no terceiro, ele está sendo perseguindo, ao mesmo tempo em que procura as últimas peças do quebra-cabeças que sua vida se tornou. Recomendo, de pé, com pipoca na mão.
.
Em luta pelo amor é a história de uma poeta e cortesã, Verônica Franco, que viveu em Veneza no século XVI. Naquela época, ela foi uma das raras mulheres que teve educação - com livros, e não com agulhas -, o que não servia de vantagem para conseguir um marido. Para piorar a situação, ela ainda pertencia a uma classe inferior. Verônica acabou se tornando uma cortesã, impulsionada por sua própria mãe, que também fora cortesã.- E alguém comentou a esse respeito com muita crueza: tem mãe que sempre sonhou isso para a filha. Com essa vida, ela enriqueceu e se tornou a cortesã mais nobre de Veneza. Na época da inquisição, ela foi julgada, mas a libertaram. O filme mostra que a libertaram porque toda a cidade - entenda-se: todos os nobres - tinham se envolvido com ela, e que Veneza seria a cidade mais hipócrita do mundo se permitisse que a condenassem. Alguns detalhes devem ter sido romanceados - pois não encontrei informações que comprovassem isto -, como o fato de ela ter sido apaixonada, desde jovem, por um nobre que também a amava, mas que a abandonou porque só poderia se casar com uma mulher da mesma linhagem. No final, depois de todos os desencontros, os dois ficam juntos. Por isso o nome - EM LUTA PELO AMOR. Você pode ler mais a respeito da Verônica Franco aqui. Recomendo, sentada, com uma taça de vinho.
.
Nanny MacPhee - A Babá Encantada me faz lembrar do que o ator Hugh Grant disse sobre a atriz Emma Thompson : ela escreve ótimos roteiros (*). ...Mas continuo amanhã, pois tenho que sair neste exato momento.
.
(*) Na verdade, Hugh Grant disse que os roteiros da Emma Thompson eram tão bons que ficavam melhores que os livros da Jane Austen (se referindo ao filme RAZÃO E SENSIBILIDADE, baseado no livro da digníssima escritora inglesa). Claro que considero isso um exagero, mas a Emma Thompson tem, sim, uma certa dignidade que a faz escrever bons roteiros.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter