<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, abril 04, 2008

MENOS CONHECIDO DO QUE DEVERIA...
.
Aquele que vive no campo de concentração e está disposto a voltar-se para seu interior tem outro recurso para escapar do vazio, da desolação e da pobreza espiritual de sua existência atual: o refúgio no passado. Absorta em si mesma, a fantasia da pessoa sempre volta a reviver experiências passadas. Mas o que ocupa o pensamento não são as grandes experiências, e, sim, muitas vezes, um fato corriqueiro, as coisas mais insignificantes de sua vida anterior. Na lembrança nostálgica, elas se apresentam sublimes ao prisioneiro. Distanciada da vida real e do presente, voltada para o passado, a vida interior recebe um cunho peculiar. O mundo e a vida lá fora estão muito distantes. O espírito tem saudade deles: a gente anda de bonde, chega em casa, abre a porta da frente, o telefone toca; a gente caminha para atender e acende a luz do quarto - são detalhes aparentemente irrisórios como estes que o prisioneiro gosta de lembrar. A doce recordação destes pormenores o comove até as lágrimas! (VIKTOR FRANKL, em Em busca de sentido - Frankl - que foi professor de Neurologia e Psiquiatria de Viena e também professor de Logoterapia na Unviversidade Internacional da California - foi contemporâneo de Freud, mas enquanto este recebia a "elite" vienense no conforto de seu escritório, aquele conviveu com a miséria humana dentro de um campo de concentração, sendo ele mesmo um prisioneiro desses campos. Sobre isso, veja este trecho: Ali, reduzidos a condições de miséria e pavor que no conforto do seu gabinete vienense o pai da psicanálise nem teria podido imaginar, homens e mulheres habitualmente medíocres elevavam-se à dimensão de santos e heróis, mostrando-se capazes de extremos de generosidade e auto-sacrifício sem a esperança de outra recompensa senão a convicção de fazer o que era certo. A privação despia-os da máscara de egoísmo biológico de que os revestira uma moda cultural leviana, e trazia à tona a verdadeira natureza do ser humano: a capacidade de autotranscendência, o poder inesgotável de ir além do círculo de seus interesses vitais em busca de um sentido, de uma justificação moral da existência. Se quiser ler mais, entre aqui.)
.
*****************************************************
.
A MELHOR NOVIDADE DO ANO:
.
O HOBBIT já está sendo filmado! Vi isso na banca de jornal, na capa da revista SET. Nunca comprei essa revista, mas fiquei com vontade, só para ler essa GRANDE notícia. Uma das melhores aventuras já escritas, finalmente chegará às telas de cinema. Sugestão: vá lendo o livro enquanto o filme não está pronto. Você não vai se arrepender.
.
***************************************************
.
A MELHOR DESCOBERTA DO ANO:
.
O Sr. Menu. Você liga pra eles, pede um prato de comida, e eles entregam em sua casa. A comida é completa: tem arroz, feijão, um tipo de carne, uma massa, e ainda um complemento como farofa etc. Tudo bem limpo, bem caprichado. Excelente. Como nos bons livros: por que só descobri agora?
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter