<$BlogRSDURL$>

terça-feira, julho 01, 2008

A GENTE SABE...
.
Um dia desses, ouvi uma promotora trabalhando. Para cada pessoa (ou, como diria um repórter policial da Minha Aldeia ao se referir a um infrator: para cada "elemento") que entrou em sua sala, ela perguntou:
- Você sabe que o que você fez é errado?
Curiosamente, todos responderam que sim. E isso só veio a confirmar o que já desconfiava: todos sabem o que é certo e o que é errado. Alguns podem é não ter forças para seguir o certo, ou porque nunca foram incentivados, ou porque lhes falta índole, ou por malandragem mesmo. Mas nada que não possa ser corrigido com o amadurecimento e "com a graça do bom Deus", como dizem as pessoas de bem.
Uns bobos podem teorizar que não existe certo e errado, mas se a gente não tiver M... (*) na cabeça, vai enxergar que existe, sim, o certo e o errado. Pelas conseqüências que um e outro trarão, pelos frutos - os bons e os ruins. É assim que a gente os percebe. É só enxergar. Não é tão difícil.
A gente sabe que é errado usar drogas, que é errado dirigir bêbado, que é errado ser injusto e magoar injustamente, que é errado ser ingrato, se destruir e destruir o outro, trair, cobiçar homem e mulher alheios, abandonar filhos ou se abster de os educar (que não deixa de ser um abandono), ser maledicente, se promiscuir, invejar, inventar coisas para prejudicar alguém, não assumir os erros, não perdoar e não se arrepender, como também mentir, matar, roubar, se omitir, etc etc (**). Pode até vir uma lei e dizer que tudo isso que nós sabemos que é errado é "certo", mas com isso estaremos tentando nos enganar, estaremos nos sufocando, pois, no fundo, sempre saberemos o que é certo e o que é errado. A gente sabe. A gente sempre sabe.
.
(*) M. de minhoca. Incrível como tem gente com minhoca boiando na cabeça. O pior é que de vez em quando essas minhocas começam a feder; daí não há quem agüente.
(**) Acrescentaria ainda: ver Faustão, votar no Lula...
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter