<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, julho 18, 2008

NA QUARTA-FEIRA,
.
tinha ido a uma lan-house porque o computador estava com o técnico. Ia começar a escrever um post para o Desanuviando, quando vi a funcionária fechar a porta da loja. Já era tarde. Deixei para postar outro dia... Hoje!
O que eu tinha para dizer é que a poesia da natureza é fascinante. Quando se começa a ler sobre os florais, fica-se encantado. A flor Wild Rose, por exemplo, que minha amiga tirou foto em uma das trilhas que fez nos EUA, mostra tal poesia. Se não, vejamos: a flor, como vocês viram na foto, tem cor forte - rosa e amarelo -, haste bem verde. Mas vocês repararam no solo? Todo pedregoso e seco. O floral Wild Rose é uma flor para combater apatia, preguiça, bom para aqueles que estão "se arrastando" na vida, ou não vêem nada de novo acontecer, "sempre o mesmo marasmo". Pois bem: a flor, toda viçosa, nasce em um solo daqueles. Quase como a "rosa que nasceu no asfalto": não se acomodou, não se abateu; foi nascer firme e forte, mostrando sua vitalidade e esperança mesmo em um solo árido. Percebeu a poesia? (E percebeu, também, as pistas que a própria natureza nos dá?)
Um outro floral, o que considero o mais bonito pelo que ele faz, é o Olive, da flor da Oliveira. Ele é indicado para pessoas que estiveram por um longo tempo cuidando de alguém ou com alguma doença, ou estiveram sob situações fatigantes e estressantes. Ou seja, são aquelas pessoas que tiveram um desgaste contínuo por muito tempo. O tal floral vai justamente restituir a energia que essa pessoa perdeu, vai revitalizá-la. É, segundo o Dr. Bach, "a calma após a tempestade". E qual foi a flor que o pombo trouxe no bico depois do dilúvio? Isso mesmo: a oliveira! Quanto simbolismo, né? Até na Bíblia já havia uma pista de para quê a oliveira serviria.
Os simbolismos não terminam por aí. Tenho conversado com uma terapeuta floral muito querida que se especializou nos florais Saint Germain. Esses florais são mais recentes e usam flores do Brasil. A história de seu descobrimento é mais uma daquelas histórias que nos dão a certeza de que "há mais coisas entre o céu e a terra...", mas não vou me prender a isso agora. Só vou dar mais um exemplo de simbolismo que a natureza nos oferece. Um dos florais que me chamou a atenção é feito da flor da Goiaba. Você já ouviu alguém falar que "Fulano é um goiabão" quando quer dizer que esse Fulano é um medroso, bobo e inseguro? Pois, por ironia, o floral da goiaba é justamente um floral da coragem. Então, da próxima vez que você ouvir alguém ser chamado de "goibão", diga: não! ele precisa de goiaba!
.
Pode ser que volte a falar sobre esses assuntos no futuro. Aguardem!
.
************************************************
.
VOLTO AO O SENHOR DOS ANÉIS
.
Quando alguém diz que não gosta d'O Senhor dos Anéis porque é "um livro fantasioso", dou um desconto. Esse alguém talvez seja muito novinho, e o livro do Tolkien não é para os muito novos (*).
Esses dias, foi isto o que sublinhei no livro:
.
(...)que a tolice seja nosso disfarce, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio, e pondera todas as coisas com exatidão, nas balanças de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, desejo de poder; e assim julga que são todos os corações.
.
Se isso é fantasioso, Meu Deus!, eu não me chamo Rebeca.
.
(*) novos, independente da idade.
.
*************************************************
.
P.s.: a boa literatura também nos revela tantos simbolismos da vida...
.
************************************************
.
CHÁ COM JANE AUSTEN:
.
Contando comigo, já somos 13 participantes! Ficaremos no número da sorte ou mais alguém vai entrar?
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter