<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 30, 2008

DETESTO A REFORMA GRAMATICAL!
.
Ainda não entendi o porquê da reforma gramatical. Tinha ouvido falar nisso faz um tempo, mas achei que não vingaria. Eis que hoje, no meio de uns alongamentos, esticando as pernas, ouvi na televisão quais seriam as mudanças e quando começariam a ser cobradas tais mudanças - quase tive um estiramento. Não acreditei. Aliás, não gosto dessa vontade megalomaníaca de quererem controlar a língua. Já disse neste blog e volto a repetir: o espírito das línguas é indomável. Só quem não entende das línguas - eles não entendem; só fingem que entendem, vou avisando - é que quer mudar isso, tirar aquilo. O que custa estudar um pouquinho a nossa própria língua? Não é só o português que iremos aprender; é lógica também, raciocínio... Por que ter medo disso?
Aí ouvi um sujeito dizer que era para os países de língua portuguesa terem um idioma único. Ah, é? O que direi aos meus putos quando eles me perguntarem por que escrevo "pára" com acento? Vou responder que "na minha época" se escrevia assim, mas daí vieram uns paneleiros filhos-da-mãe que não sabiam nada de língua, como não sabem nada de muita coisa, mas se metem em tudo, e mudaram as regras.
.
*******************************************
.
Me preocupo, ainda, com um outro problema (mais um, só para constar que não dá para unificar as línguas portuguesas do jeito que eles querem): um rapaz muito másculo está no banco e pergunta: Como faço para depositar este dinheiro?, e a atendente, toda solícita, responde: Entra atrás daquela bicha, senhor.
Não quero nem imaginar qual será a reação do rapaz másculo ao ouvir uma estrangeirice dessas!
.
**********************************************
.
Estou fazendo uma disciplina na faculdade com duas portuguesas. Uma delas estava contando que, um dia desses, foi almoçar em um restaurante típico da Minha Aldeia, e o garçom, percebendo que elas eram estrangeiras, soltou-lhes o maior elogio:
- Como vocês falam bem o português.
Elas ficaram muito agradecidas.
.
**********************************************
.
Sinceramente, acho que vou boicotar essas mudanças. Isso! Decidi: estou-me a cagar para essa reforma gramatical.
.
*********************************************
.
Agradecimentos à Joana e à Ana Catarina, novas colegas d'além mar, que me ensinaram palavras importantíssimas da língua portuguesa de seu país!
.
********************************************
.
Uma curiosidade, já que comecei a falar de Portugal (indiretamente). A cidade do Porto é também conhecida, principalmente em propagandas turísticas, como "A INVICTA". Perguntei às duas (Joana e Ana Catarina, nomes que parecem portugueses mesmo) o que queria dizer "invicta", e elas responderam:
- INVICTA porque nunca foi invadida.
.
************************************************
.
Então. Tentarei ficar invicta, o máximo que puder, às mudanças gramaticais.
.
************************************************
.
Portugal não foi à guerra, mas também não se acovardou! (Musiquinha que meu pai cantava quando eu era criança. Não lembro o resto da letra.)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter