<$BlogRSDURL$>

terça-feira, setembro 09, 2008

E SOBRE O CHÁ (*) QUE TENHO TOMADO TODOS OS DIAS...
.
A Raquel, dona do site sobre a Jane Austen(**), de que já lhes falei, fez um comentário bem interessante a respeito do livro EMMA. Mas antes, conto umas coisinhas que comentaram no grupo:
- no começo da leitura desse livro, os que o estavam lendo pela primeira vez (como eu), acharam EMMA meio futilzinha. Era só casamento daqui, casamento dali. As preocupações de EMMA se resumiam a isso. Uma leitora que já leu esse livro se pronunciou: a personagem Emma é a mais humana de suas heroínas, e: em suma, o livro Emma, ao contrário do que dizem sobre ele ser o mais fraco (aliás o filme sim foi muito fraco), é um dos mais ricos se levarmos em conta sua humanidade. Depois, uma outra leitora disse o seguinte: Sobre alguns comentários que li sobre Emma até agora no grupo, sobre ser um livro mais "fútil", etc., queria observar que o crítico Harold Bloom, um dos mais respeitados no mundo, considera Emma a obra-prima da Jane.
Tudo isso, devo lhes dizer, deu mais ânimo para prosseguirmos com a leitura de EMMA. E então, a Raquel, que já tinha lido EMMA e não tinha gostado tanto como gostou dos outros romances, disse que ia dar uma nova chance a essa heroína. E para completar, começou a ler duas traduções ao mesmo tempo: uma do Ivo Barroso e outra da Therezinha M. Deutsch. Com isso, e vendo o trabalho que os dois tradutores tiveram, bem como seus felizes (e algumas vezes, tristes) intentos, ela chegou a esta conclusão: Volto para leitura de Emma, que começo finalmente a perceber e apreciar como a obra mais elaborada de Jane Austen.
E para completar, ainda temos o comentário da própria Jane Austen, de que ela sabia que ninguém gostaria dessa personagem - só ela.
Então estamos assim: EMMA, a personagem, nos desconcerta, pois queremos vê-la mudando; sabemos que, apesar de uma certa futilidade, ela tem boa índole. E estamos descobrindo esses detalhes, e chegando a essas conclusões, através de uma escrita perfeita, impecável, sutil, irônica, divertida. Conseguem captar nosso espírito enquanto lemos esse livro e trocamos idéias sobre ele?
.
(*) CHÁ COM JANE AUSTEN.
(**) http://janeausten.com.br/
.
********************************************
.
Ah, e começamos a semana com 29 participantes. Há muitos admiradores de Jane Austen por aí...
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter