<$BlogRSDURL$>

sábado, setembro 27, 2008

MOMENTO SUBLIME
.
No dia em que dois senhores esclarecidos (ou que assim deveriam ser), ficaram de picuinha (inha mesmo), e no meio de pastas, ARs e "defiros" e "indefiros" sem expressões, a carta de um garoto para a Juíza.
Primeiro, um português acima da média para um garoto estudante de Computação. Muito bem escrito, muito bem argumentado. (Minha colega disse que viu quando ele escreveu). Mas o que mais me chamou a atenção, mais até do que a escrita perfeita, foi o pedido sincero e pungente à Juíza, para que ela adiasse a audiência.
O motivo é que a mãe dele estava com suspeita de câncer, e o resultado dos exames sairia no mesmo dia da sessão marcada.
Então, a carta, de apenas uma página, solicitava o adiamento da audiência, pois o rapaz queria estar perto da mãe (que morava em outra cidade) quando ela recebesse o resultado. Queria estar com ela, para consolar na hora da má notícia. E nas entrelinhas, vislumbrei a maturidade forçada dos filhos que se tornam pais dos próprios pais. O garoto ainda acrescentava: embora aquele processo judicial lhe fosse importante, a situação familiar era muito mais.
Fiquei comovida. Folheei mais o processo e encontrei o formal "defiro" da Juíza, pedindo para que a nova data fosse marcada em momento oportuno. (Embora por trás da formalidade, eu tenha intuído a mesma comoção que sentira.)
Pois hoje era "a nova data". Fiquei tão tocada por aquela carta, que quis ver quem era o garoto. Daquela escrita madura e sincera, apareceu um garoto com rosto muito jovem e sereno, bem alto e bem magro. Passei por ele só espiando, sem dizer nada, mas então ele veio na minha direção e me pediu para confirmar se havia chegado no horário certo. Disse que "sim" e, como não havia mais ninguém por perto, perguntei baixinho:
- Me desculpa perguntar, mas é que vi o seu processo e... sua mãe está melhor?
E a resposta, aliviada:
- Sim, está. Foi só um nódulo que já está sendo tratado, graças a Deus. - E abriu um sorriso de garoto muito novo, mas que agora eu sabia que tinha um espírito muito amadurecido, acima da média, como acima da média era a sua escrita.
.
Também fiquei aliviada e voltei para o meu trabalho. Os processos continuaram frios, os ARs também, mas o momento ficou um pouco mais sublime, como quando, depois de um momento temeroso do porvir, recebemos uma boa notícia.
.
************************************************
.
(Me perguntaram o que é AR. Explico: se não estou enganada (95% de certeza), AR quer dizer "aviso de recebimento". É a carta que as pessoas recebem quando têm que comparecer ao forum, ao tribunal etc. Elas recebem a carta e assinam. Isso mostra que elas já estão avisadas do compromisso.)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter