<$BlogRSDURL$>

terça-feira, outubro 21, 2008

Photobucket
(feito pela Raquel Sallaberry Brião)
.
Estamos com 52 pessoas (*) no CHÁ COM JANE AUSTEN e, por incrível que pareça, das mulheres, nem todas amam o Mr. Darcy. Eu apostava que haveria unanimidade, mas não: algumas o odeiam, outras defenderam até mesmo o Mr. Collins (há gosto para tudo...), outras, ainda, preferem os personagens do Jane Eyre e d' O Morro dos Ventos Uivantes.
Essas que não simpatizam pelo Mr. Darcy disseram que não ficariam com um homem arrogante, preconceituoso e mais: que chamou a mocinha da história de "barangona" (exagerando, claro!).
Mas as que amam o Mr. Darcy (eu me incluo nessa categoria), não deixaram por menos: falaram de todas as suas qualidades (que vão se mostrando e surpreendendo ao longo da história) e ainda adotaram esse banner, feito pela Raquel.
Quanto ao fato de Mr. Darcy não ter feito nenhum elogio a Elizabeth no primeiro encontro, eu também o defendo veementemente!
Foi o que disse:
.
SOBRE MR. DARCY - mais defesa! : gente, Orgulho e Preconceito tem 61 capítulos. No capítulo 3, Mr Darcy diz que Elizabeth é apenas "tolerable', mas já no capítulo 6, ele começa a vê-la com outros olhos... (...Mr. Darcy had at first scarcely allowed her to be pretty; he had looked at her without admiration at the ball; and when they nest met, he looked at her only to criticise. But no sooner had he made it clear to himself and his friends that she had hardly a good feature in her face, then he began to find it was rendered uncommonly intelligent by the beautiful expression of her dark eyes). Vejam! Ele mudou de opinião muito cedo! Desse capítulo em diante sabemos que a admiração dele por Elizabeth só vai crescendo. Portanto, imagino que o menosprezante "tolerable" tenha sido motivado pelo contexto do momento, do lugar onde ele estava meio a contragosto, do desdém que ele tem por pessoas interesseiras e apenas preocupadas com a fortuna e com a aparência. Comentei com a Raquel, no site dela, que se eu estiver em uma boate (lugar que não vejo graça), vou achar todos os homens de lá desprezíveis. Na melhor das hipóteses, haverá um "tolerable", mas não passará disso, por ele estar num lugar daqueles. É um preconceito que tenho. Me coloco no lugar do Mr. Darcy nesse ponto.
.
Por esses motivos e outros mais, continuo fã do nobre Mr. Darcy.
.
(*) Estamos com 52 pessoas, mas este final de semana farei uma limpa. Há uns poucos que até agora não se apresentaram, nem comentaram nada. Permancer anônimo, só lendo o que outros estão expondo, não dá.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter