<$BlogRSDURL$>

domingo, outubro 12, 2008

NOSSA SENHORA
.
Tenho um amigo por quem tenho grande estima e que é alguém que contraria vários estudos sociológicos - e deveria ser exemplo para um certo presidente que nos governa...
Ele é muito honesto (trabalha em um lugar onde, infelizmente, esse adjetivo anda escasso), é correto, é generoso, tem um afã impressionante pelo estudo, por se tornar uma pessoa melhor. E, no entanto... ele veio de uma cidade do interior de Santa Catarina, onde seu pai era mineiro (trabalhava em minas de carvão). Aqui, mal tinha dinheiro para se sustentar. Morou em uma favela d'A Minha Aldeia e tratou de pegar o primeiro emprego que encontrou. Ele queria fazer faculdade, mas sabia que, para isso, e com a vida que tinha, antes teria que ter um emprego que lhe desse melhores condições. Então, além do trabalho simples que tinha, começou a fazer um cursinho para concursos públicos.
Como todo o dinheiro do trabalho ia para o cursinho, muitas vezes deixava de comer, e essa situação foi ficando tão grave que, um dia, no desespero por causa da fome, comeu pasta de dente.
Quando isso aconteceu, ele viu que estava na pior. Contou que saiu de casa para espairecer a mente e acabou entrando em uma igreja. Lá dentro, a primeira imagem que viu foi a da Nossa Senhora Desatadora de Nós. Então, se ajoelhou, chorou, chorou, chorou, e, como filho que confia na mãe, pediu a Ela que desatasse o nó que a vida dele tinha se transformado. Em agradecimento, prometeu que compraria a primeira (maior) imagem que encontrasse, assim que sua vida começasse a tomar um rumo.
Pois bem, um tempo depois, ele conseguiu passar no concurso público que queria e, lembrando-se da promessa de comprar uma imagem da santa, foi até uma loja de artigos religiosos. Para sua surpresa e comoção, a santa que aparecia logo na entrada era justamente a da Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Meu amigo perguntou para o vendedor se havia uma maior, e o vendedor respondeu que aquela era a maior que havia.
Esse amigo a comprou e a levou para casa, onde está até hoje. Ano passado fui visitá-lo, e lá estava a santinha, em um lugar de destaque da casa.
.
Hoje, no Brasil, é dia de Nossa Senhora Aparecida. Nossa padroeira. Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora Desatadora de Nós são uma só. Assim como a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Nossa Senhora de Guadalupe, de Fátima. Muda o nome conforme os lugares em que ela apareceu e conforme a aparência que ela tinha nessas aparições.
A história do meu amigo, ele tinha me contado faz uns dois anos. Mas parece que só hoje, quando fui contá-la a outra pessoa, é que me dei conta da sua intensidade. Dizem que a fé brasileira é meio gauche, mas há tantas histórias como a do meu amigo por este Brasil, de pessoas que chegaram ao fundo do poço, clamaram ajuda divina e a obtiveram, que algo na nossa fé deve funcionar. Talvez a sinceridade nos pedidos e a humildade de quem reconhece uma Força Maior.
Rilke aconselhava: trata de não excluir nada, nem mesmo os mistérios da vida. Pois isso é uma das proezas da fé: quando a temos, os mistérios da vida passam a fazer parte de nossas vidas. Passamos a acreditar nos milagres e, mais que isso, a conviver com eles. A tal ponto que, se estamos no fundo do poço, sabemos, em nosso íntimo, que há Alguém que pode nos ajudar.
.
Que Nossa Senhora Aparecida aumente a fé de nosso povo.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter