<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, dezembro 01, 2008

POR QUE VOCÊ GOSTA TANTO DE ORGULHO E PRECONCEITO?
.
Encerrando novembro, encerramos também a leitura do livro Orgulho e Preconceito. Combinamos, lá no CHÁ COM JANE AUSTEN, de, nos dias 30 de novembro e 1o. de dezembro, enviar os nossos comentários finais sobre o livro. Como todos AMAM Orgulho e Preconceito, deixei a enquete para motivar no comentário: "Por que você gosta tanto de Orgulho e Preconceito?". As respostas foram ótimas. E o melhor: passamos dois dias só falando em Orgulho e Preconceito. Hoje tive uma prova bem cansativa na faculdade, mas chegar em casa e ver todos aqueles emails...nossa! É de animar o dia de qualquer um!
.
Deixo o meu comentário, hiper pessoal, tentando responder por que gosto tanto desse livro:
.
Gente, depois da prova que tive hj na faculdade, vim no ônibus pensando: por que gosto tanto de Orgulho e Preconceito?
Nunca tinha pensado nos motivos. Simplesmente gostava, tinha vontade de o reler; e sempre que o leio, me sinto bem, minha vida fica mais leve. É um livro saboroso, engraçado, romântico, irônico... Como não gostar dele?
Mas só isso me faz gostar tanto de Orgulho e Preconceito? Continuei pensando e vi que há mais motivos: sempre encontro alguém no "mundo real" que me lembra um personagem do livro. E vice-versa. E isso tb é muito divertido. Imagina encontrar uma senhora, tentando casar todas as filhas, rezando para que chova e uma das filhas fique na casa do pretendente? Vc pensa: "nossa, ela é igualzinha à Ms. Bennet!". É um pensamento que fica entre vc e os seus botões e faz vc rir por dentro. Faz rir sozinha. E esses momentos em que rimos sozinhos tb são deliciosos, pois a vida, sem isso, seria muito pesada.
.
Mas tb achei outros motivos: de alguma maneira mágica, Orgulho e Preconceito estreita os meus laços de amizade. A primeira pessoa em quem penso quando falo em Orgulho e Preconceito é a minha (querida) avó. Ela foi a primeira pessoa que me falou desse livro. E falou com todo o entusiasmo que nós demonstramos aqui no grupo quando falamos dele. Tb penso na minha mãe e nas irmãs dela, especialmente na irmã caçula dela, minha tia, que está sempre procurando o DVD do seriado Orgulho e Preconceito e admira o jeito decidido da Elizabeth (quem não admira?). Tb penso, com carinho, em uma amiga da faculdade que era muito tímida, não falava com quase ninguém e, um dia, por um acaso, tocamos nesse assunto - Orgulho, Preconceito, Mr. Darcy... - e então ficamos muito amigas e nossas conversas ficaram regadas a Jane Austen. E o melhor de tudo é que só com ela eu podia falar dessas coisas (não conhecíamos mais ninguém que conhecia e amava Orgulho e Preconceito e Mr. Darcy como nós). Agora, Orgulho e Preconceito, posso dizer, foi um dos maiores responsáveis por este grupo, e que acabou me ligando a várias outras pessoas que compartilham desse mesmo "amor". Uma delas, foi a querida Joice (daqui do grupo), com quem fiz uma matéria optativa na faculdade e, todas as sextas, nossos cansaços da semana se mitigavam um pouco, quando conversávamos sobre a vida e, claro, sobre Orgulho e Preconceito. Tb devo, de certo modo, a Orgulho e Preconceito, ter conhecido o meu novo namorado. Ele não faz parte do grupo, mas sabe muito sobre Elizabeth e Mr. Darcy e disse que logo vai ler Orgulho e Preconceito.
.
Então, são esses os motivos que me fazem gostar tanto de Orgulho e Preconceito.
Além de sua escrita perfeita e elegante, de seu estilo agradável e de sua história cativante, é este poder de fortalecer laços com pessoas que me são importantes ou que vão se tornando mais importantes por essa afinidade. Como se fosse um "segredinho" entre nós. Como se, no meio da correria diária, nos sentássemos um pouco em uma pracinha ou em uma casa de chá, como velhos amigos que há tempos não se vêem, só para "fofocar" sem maldade: "E Elizabeth Bennet? Se casou? Oh, que coisa boa! E Lydia? Sossegou um pouco? Sabe que nunca fui com a cara daquele marido dela? Mas quem sou eu para julgar...". E por aí vai.
Se Orgulho e Preconceito traz toda essa "magia" para as nossas vidas, é um livro que ainda vou reler muitas e muitas vezes.
Bjos a todos!
Rebeca
.
********************************************
.
E AGORA, COM VOCÊS...RAZÃO E SENSIBILIDADE!
.
A família dos Dashwood vivia havia muito tempo em Sussex. A propriedade deles era grande e a residência situava-se em Norland Park, no centro de suas terras, onde por muitas gerações haviam vivido de maneira tão respeitável que tinham conquistado um bom conceito entre todos os vizinhos das redondezas. (...) (da editora 'Best Seller')
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter