<$BlogRSDURL$>

domingo, março 08, 2009

DUAS QUE VALERAM - E VALEM - POR MUITAS
.
Quarta-feira, 04 de março, comentei sobre o sermão de "um padre muito, muito bom - infelizmente, espécie rara... ". Assisti a duas missas desse padre: uma no domingo retrasado; outra, no domingo passado. Foi na igreja matriz da cidade de São José (cidade vizinha à Minha Aldeia). Nunca tinha ido lá, por ser meio contramão de onde moro. Fui lá a primeira vez (no domingo retrasado), e comentei com o Kiko e com os meus botões que foi a melhor missa a que já assisti na minha vida. Também comentei que nunca tinha gostado tanto de uma missa do começo ao fim e nunca tinha visto um padre tão bom, que fala tão bem, explica tão bem, com tanta sabedoria e com tanta fé. E os superlativos não estão em vão. Saí da missa me lembrando de tudo o que o padre comentara; conversei com algumas pessoas sobre isso - elas também ficaram admiradas pelo que o padre disse e ensinou - e quis voltar àquela missa no domingo seguinte - apesar de a tal igreja ser contramão, como disse.
Novamente, uma missa contagiante, que começou com o padre pedindo moderação aos músicos, pois estávamos entrando na Quaresma, momento para silêncio e reflexão - atos que andam esquecidos na vida moderna. Foi uma missa forte, lotada. Que bênção encontrar um homem com uma fé assim, ainda mais em um padre; um homem que conduz a missa como um ritual sagrado. (E olha que eu me acho meio "fajuta" para essas coisas; algumas missas nos testam a paciência e a concentração). Kiko também comentou que a missa o tocara bastante. Novamente, compartilhei, na semana seguinte, com algumas pessoas o que ouvira do padre.
Hoje voltei lá, a fim de ouvir um homem sábio, mas a triste notícia: ontem ele faleceu. Morreu de infarto. O nome dele é padre Sérgio Maykot. Uma pena.
Só soube no final da missa, pelo padre que o estava substituindo.
Por um lado, fiquei feliz por o ter conhecido, ainda que por apenas dois domingos. Mas, por outro, sempre fica aquela triste sensação de quando se vê uma pessoa boa "saindo" do nosso convívio físico diário.
Que esse padre possa, de alguma forma, iluminar e orientar os "pastores" que virão. É um privilégio conhecer pessoas sábias neste mundo.
E ao padre, agradeço como reles fiel: obrigada pelas duas melhores missas a que já assisti na vida. Vou guardar seus preciosos sermões, bem como suas explicações sobre as leituras da missa, por toda a vida.
.
*************************************************
.
Sábia, também, é a senhora que cuida das flores mágicas... E ela disse: "é só Deus! Não há gurus. Cuidado com os gurus. É Deus e nosso trabalho individual." Entenderam?
.
*************************************************
.
Constatação I: não há afetação na espiritualidade.
.
*************************************************
.
Constatação II: Março tem sido um mês especial. Há algo de bom no ar...
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter