<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, março 04, 2009

SOBRE O ALTRUÍSMO
.
Estava relendo o capítulo de um livro - ¿ Quién eres?-De la personalidad a la autoestima, do psiquiatra espanhol Enrique Rojas - e me lembrei do post de ontem, quando Hesse fala da importância da dedicação altruísta.
O capítulo do livro do espanhol é o XVII, que trata sobre a auto-estima, e, em um determinado trecho, faz coro com Hesse:
.
Una de las cosas que más elevan la autoestima es hacer algo positivo por los demás. Algo que sea tangible, objetivo, que no se quede en las meras palabras y en buenas intenciones, que pasa de la teoría a la práctica. ¿Por qué es necesaria una cierta entrega a los demás, la generosidad mezclada con la satisfación de hacerlo? Porque es en esa donación donde se encuentra una buena dosis de paz y de alegría. Si tenemos una personalidad equilibrada, somos más felices al dar que al recibir, y eso nos va conduciendo a una cierta armonía interior.
.
Mas Rojas também alerta:
.
Para estar bien con alguien es necesario estar primero bien con uno mismo: este princípio resulta aquí fundamental.
.
Daí a importância de se autoconhecer, de superar faltas e aprimorar qualidades.
.
A propósito desse livro, ¿Quién eres?..., recomendo veementemente sua leitura. É um auto-ajuda, mas no sentido usado pelo Affonso Romano de Sant'Anna: uma alta ajuda. E quem vai viver a vida convivendo com outras pessoas - ou seja, praticamente todo mundo -, precisa aprender a ser um pouco menos complicado. (E quem é que não tem sempre um nózinho a ser desfeito?)
.
**************************************************
.
PEQUENOS DESVIOS
.
Falando sobre a Quaresma e a necessária conversão de cada cristão nesse período, um padre muito, muito bom - infelizmente, espécie rara... - deu o exemplo da espaçonave que quer chegar à lua. Um pequeno desvio que ela - a espaçonave - faça aqui, pode significar, lá na frente, uma grande distância do alvo dela. Da mesma forma, no sentido inverso: uma grande distância do alvo, precisa, muitas vezes, apenas de um pequeno desvio. E o padre então falou sobre a conversão: conversão não é apenas a do sujeito que saiu de uma religião e foi para a outra, nem a do drogado que abandonou os vícios. Muitas vezes precisamos é das pequenas conversões, aquelas pequenas mudanças que vão, justamente, diminuindo a nossa distância do Alvo.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter