<$BlogRSDURL$>

terça-feira, abril 21, 2009

AH, NOEL, MAS QUEM FALA NÃO TEM RAZÃO...
.

Falam de mim
(Noel Rosa, Éden Silva e Aníbal Silva)
.
Falam de mim
Mas eu não ligo
Todo mundo sabe
Que eu sempre fui amigo
Um rapaz como eu
Não merece essa ingratidão
Falam de mim
Mas quem fala não tem razão
Por ciúmes ou por despeito
Falam de mim
Não está direito
Procederem assim
Meu coração
Não merece essa ingratidão
Falam de mim
Mas quem fala não tem razão
.
Photobucket
(Noel Rosa)
.
***********************************************************
.
O SOFRIMENTO QUE DIGNIFICA
.
Admiro muito, mas muito mesmo, pessoas que passaram por algum sofrimento e transcenderam com isso. (As que não transcenderam, por outro lado, costumam ser, de um ou outro modo, tão danosas...)
É por isso que uma das personalidades dos nossos tempos que mais admiro é VIKTOR FRANKL. Já comentei algo sobre ele por aqui e, faz um tempo, li um ótimo artigo a seu respeito. Mais abaixo deixo o link para vocês o lerem e captarem um pouco mais essa questão de sofrer e transcender - o texto, aliás, usa esta palavra mesmo: transcender. Antes, porém, coloco o vídeo de uma música a que já fiz referência aqui no blog. É um vídeo tirado do filme sueco A VIDA NO PARAÍSO e mostra uma moça, que até então tinha uma vida bem humilhante, no momento em que está transcendendo. É belíssimo (visto no contexto do filme, então, nem se fale). Como conheci uma pessoa que teve os mesmos sofrimentos da personagem do filme, mas que ainda não transcendeu, desejo, de coração, que essa pessoa o faça, que o consiga, pois nunca é tarde para tomar as rédeas da própria vida, da própria razão.
.


.
*******************************************************
.
TRANSCENDER, pelo Aurélio:
.
transcender[Do lat. transcendere.] Verbo transitivo direto. 1.Ser superior a; exceder: Sua inteligência transcende o padrão normal. 2.Passar além de; ultrapassar: “Já temos visto que o Estado, criatura espiritual, opõe-se à ordem natural e a transcende.” (Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, p. 142.) 3.Elevar-se acima de: “A ‘nostalgia dos anjos’ não é manifesta em A Cidade do Sul [de Alphonsus de Guimaraens Filho], mas, sem embargo, este livro já mistura ao lirismo individualista elementos que o transcendem.” (Carlos Drummond de Andrade, Passeios na Ilha, p. 213.) Verbo transitivo indireto. 4.Ser superior aos outros ou a outra coisa; exceder, avantajar-se: Sua inteligência transcende a todos os seus méritos. 5.Distinguir-se, evidenciar-se: Aquele homem transcende em numerosos talentos. 6.Passar além; ultrapassar: “Quase tudo transcende à nossa compreensão, mas nada transcende à nossa vaidade.” (Matias Aires, Reflexões sobre a Vaidade dos Homens, p. 46); “Essa humanização só é conseguida em poemas que transcendam das limitações do fenômeno amoroso” (Melo Nóbrega, O Soneto de Arvers, p. 94)
.
***************************************************
.
E o texto sobre Viktor Frankl de que falei, você pode ler aqui.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter