<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 15, 2009

JANE AUSTEN PARA MULHERES
.
No grupo CHÁ COM JANE AUSTEN, estamos no quarto livro da digníssima, e cheguei a uma conclusão: Jane Austen é a melhor conselheira que uma mulher pode ter. Bendita a hora em que resolvi ler sua obra completa!
E por que digo isso? Porque tudo o que preciso saber como mulher, todas as pessoas com quem vou me relacionar no cotidiano, todas as atitudes que se deve ou não ter em tais e quais situações, tudo isso já está em sua obra, ali, prontinho para nos ensinar.
Como mulher, pelo exemplo de suas heroínas (algumas melhores que outras), tenho a orientação de como agir. Elas (lembrem-se: são as heroínas; não seriam chamadas assim se não fossem cheias de qualidade) estão sempre se trabalhando, crescendo, amadurecendo. São elas, também, que estão aprendendo a conhecer melhor os outros, não se deixando levar pelas aparências. Por isso as heroínas da Jane Austen são tão admiradas.
E pelo exemplo das não-heroínas, tenho o mau exemplo, o que não fazer e como não ser, por exemplo: não ser maledicente, não se intrometer na vida dos outros, não bajular pessoas por interesse, não fazer intrigas, não querer controlar os outros, não se casar sem amor, não ser sem-caráter etc, etc...
O interessante é que, por uma coincidência (na verdade, é mais porque Jane Austen me abriu os olhos), todos os personagens de seus livros estão ao meu redor. Disso eu já desconfiva e dizia que a diferença é que, naquela época, as pessoas eram Mister Fulano, Mister Beltrano e ninguém falava palavrão. Hoje, reconheço todas as personalidades descritas, só que muito mais escrachadas - sem aquela compostura inglesa, aquela pompa, aquele linguajar educado. Mas um outro fator que salta aos olhos, e que também já serve de conselho da digníssima para a gente, é que heroínas - e heróis - são poucas. Repare bem. A maioria são os tipos "caricatos". E se na Inglaterra de Jane Austen já era assim, como não seria no Brasil de Lula?
Por isso disse que Jane Austen é para mulherzinha. É para ajudar as mulheres. É para mostrar qual a melhor atitude a tomar quando enfrentamos figuras difíceis, dúbias, interesseiras. Qual o melhor caminho a seguir quando nós, frágeis mulheres, não sabemos como prosseguir. Como ser uma heroína em nossas vidas, e não mais uma mulher, mediana, sem voz própria.
Se eu tiver filhas, todas vão começar a ler Jane Austen já na adolescência - para irem se preparando para a vida. Direi: aqui vocês vão encontrar todas as pessoas que passarão por suas vidas. Mirem-se nas heroínas e serão mulheres dignas. (Talvez elas me achem um tanto exagerada, mas quando ficarem mais velhas, vão entender e farão o mesmo com suas filhas).
.
E se os homens quiserem ler Jane Austen? Não há problema: eles vão aprender sobre o nosso universo. Terão um pouco mais clara a resposta para a pergunta: do que as mulheres gostam? Mas reforço: os conselhos ali implícitos são todos para nós.
.
******************************************************
.
Tudo isso ficou mais claro para mim - que Jane Austen é preferencialmente para as mulheres - quando li Razão e Sensibilidade. Eu tinha feito um teste virtual para saber com qual das heroínas me parecia: deu Elinor Dashwood. Fiquei um pouco decepcionada, pois queria ser a Elizabeth Bennet - a maioria quer! Pois acontece que, na medida em que ia lendo o livro (Razão e ...), tudo o que acontecia no livro, e especialmente com Elinor, está, de alguma forma, acontencendo comigo. Mudando um ou outro grau de relacionamento com alguns personagens. Mas todas as pessoas descritas ali estão ao meu redor, atualmente, convivendo comigo. Fiquei impressionadíssima. E cada pergunta que me fazia, logo vinha a Elinor - e eventualmente Marianne - e me dava a resposta. Praticamente um oráculo. Um i-ching inglês!
Mas o melhor de tudo é que Jane Austen, não só te mostra a sua vida, como dá bons conselhos! Nos conselhos dela, você pode confiar!
Por isso, amiga leitora, desligue a televisão, esqueça a novela...vai ler Jane Austen!
.
Photobucket
(Foto retirada da internet, mas eis o que ela quer mostrar: as meninas, na pré-adolescência, estão começando a ler Jane Austen. Reparem como estão concentradas e não conseguem largar o livro! O menino, que está de costas, está lendo Joseph Conrad. Quando ele ficar mais velho e começar a se interessar (com interesses varonis mesmo, que fique bem claro) pelo misterioso - ou complicado! - universo feminino, ele vai "roubar" os livros das irmãs e vai ler Emma, Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito...)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter