<$BlogRSDURL$>

domingo, abril 12, 2009

A LIÇÃO DE ANNE...(*)
.
Hoje ouvi um velho fazer a seguinte afirmação: homem que não bebe cachaça não é homem. Pois imediatamente meus botões deram um pulo e perguntaram (só para mim): e o Capitão Winters?
Para quem não sabe, Capitão Winters foi o comandante da Easy Company, retratada no (magistral) seriado da HBO: BAND OF BROTHERS. Esse comandante é exemplar: em liderança, em disciplina, em sensatez, em valores, em exemplo. E ele não colocava uma gota de álcool na boca! Se ele não fosse assim e não tivesse todas as qualdiades que tinha, nem fosse, como se diz por aí, "caxias", duvido que a Easy Company tivesse sobrevivido à primeira batalha. Pois quando olho para o Capitão Winters, sinceramente... não vejo nenhum cachaceiro que chegue aos seus pés.
.
Photobucket
.
(*) Jane Austen é tão fantástica que colocou aquelas palavras (ver post do dia 08 de abril de 2008 ) na boca de Anne, em PERSUASÃO. É aquilo: você vive em um único grupo e não consegue nem imaginar que há grupos diferentes do seu. Saindo um pouquinho, verá que temas que lhe pareciam de suma importância, não despertam a mínima atenção em outros grupos.
.
********************************************************
.
Você "sai do grupo" não apenas fisicamente, se locomovendo de um lugar para outro. Você também pode sair de um grupo e ir para outro, mudando "os ares", ou seja, lendo livros. Chesterton é um exemplo disso: nunca saiu de sua cidadezinha, mas está longe de ser "pequeno" - e, no caso dele, em todos os sentidos.
.
********************************************************
.
Capitão Winters, além de todas as qualidades, existiu mesmo! Não é personagem de seriado, não. Veja aqui.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter