<$BlogRSDURL$>

terça-feira, abril 07, 2009

AGORA OS CIENTISTAS ESTÃO DIZENDO
.
É aquele negócio: há pessoas que não precisam ser cientistas para já ficarem com um pé atrás com certas afirmações. Mas vá lá...há os sãotomés da vida que precisam verificar na prática; então teimam e vão em frente com algum experimento, só para crer... E acabam vendo o que aquelas pessoas já sabiam só de intuição, boa-fé, sensatez etc. Não digo que esses cientistas não sejam importantes. É bom que eles existam - para abrirem os olhos dos outros sãotomés, os que não forem cientistas, que também teimam em enxergar a verdade.
O único que se espera é que, com o resultado do experimento, eles vejam e enxerguem o que será revelado. (Porque alguns vêem, e continuam a não enxergar... Esses são os da pior categoria.).
Mas chego aonde queria. Ontem a professora de Direito de Família nos disse para ter muita cautela com possíveis casos envolvendo "herança genética". (Para vocês terem uma idéia, há empresas norte-americanas que, além do Curriculum Vitae, estão pedindo o mapa genético do candidato. Pessoas deixam de conseguir emprego porque o tal mapa genético revela que elas poderão desenvolver uma doença no futuro. Que fatídico isso, né? Não sei o que é mais supersticioso: pedir o mapa genético ou o mapa astral do candidato. Sinceramente...). E ela contou que viu em um programa uma pesquisa feita por cientistas, envolvendo gêmeos univitelinos. Como se sabe, gêmeos univitelinos são geneticamente idênticos. Então, o que a pesquisa deduzia, se um irmão vier a desenvolver esquizofrenia, o outro também virá; se um tiver câncer, o outro também terá, e assim por diante.
Mas, para a surpresa dos tais cientistas, eles viram que muitos irmãos apresentavam determinada doença, enquanto os outros, geneticamente idênticos, continuavam sãos. Daí eles concluíram (eles precisaram desse experimento para concluir o que muitos já intuíam. Mas não estou querendo criticar, como dizia uma professora) que a tão badalada genética (*), sozinha, não é determinante na vida de uma pessoa. Há diversos outros fatores que determinam se a pessoa desenvolverá uma doença ou não. (Que novidade...) Há o ambiente, a alimentação, o tipo de vida que a pessoa leva, o emocional...e há, também, o que poucos revelam: os mistérios da vida. Podemos não os desvendar, mas não os podemos ignorar.
Para esses cientistas, e para muitos sãotomés da vida, acho que faltou eles ouvirem um dos maiores conselhos que alguém já deu para a humanidade. Me refiro a um conselho do Rilke, e, apesar de já o ter copiado aqui uma ou duas vezes, vou transcrever mais uma vez. Dessa vez anotem, colem no espelho e leiam todos os dias em voz alta:
.
Trata de não excluir nada, nem mesmo os mistérios da vida.
.
(*) Quem, há um bom tempo, tem o pé atrás com essa onda de querer transformar a genética em deusa é o Kiko. Ah! E os meus botões também. Meus botões não gostam de nada que seja muito alarmista.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter