<$BlogRSDURL$>

domingo, maio 10, 2009

DIA DAS MÃES COM JANE AUSTEN
.
É apropriado falar de Jane Austen no Dia das Mães, pois muitas jovens leitoras começam a ler os romances da digníssima influenciadas por suas mães. Na minha família foi assim: minha avó fez minha mãe e minhas tias lerem Jane Austen, eu e minhas primas começamos a ler Jane Austen e, se depender de mim, minhas filhas e minhas netas lerão Jane Austen. Jane Austen é para todas as gerações.
Tenho uma biografia da digníssima, salve, salve!, aqui em casa, escrita por Claire Tomalin. Vi que com essa jornalista também há uma aproximação mãe-filha no que diz respeito à escritora inglesa. Vejam o que ela escreveu em seus "Agradecimientos" (meu livro está traduzido para o espanhol):
.
Las conversaciones que he tenido com mi hija Jo Tomalin, con quien comparto desde hace muchos años un profundo cariño por Jane Austen, han sido muy útiles, además de agradables.
.
Deve ser uma verdade universal que mães que lêem Jane Austen terão filhas leitoras de Jane Austen.
.
***************************************************
...
.
Mas a digníssima também foi talentosa ao descrever mães em seus livros. Pois a Raquel, do site Jane Austen em Português, tinha feito uma enquete para a gente escolher sobre qual mãe dos romances da Jane Austen a gente queria que ela comentasse neste dia. O resultado deu empate entre Mrs. Dashwood e Mrs. Bennet. Vão lá conferir. (A propósito, eu tinha votado na Mrs. Bennet que, pelo menos para quem está de longe, é a mais engraçada. Difícil deve ser estar ao seu lado...bem, isso é o que sempre pensei dela, mas percebi que, nas últimas leituras de Orgulho e Preconceito, fui tendo mais compaixão por essa mãe que só queria - muito - o bem de suas filhas... No entanto,... apesar da recente compaixão, ainda acho que Mr. Darcy fez bem em ir morar em Pemberley!).
.
Um comentário da Raquel:
.
Não resta dúvidas que o dia-a-dia com mamãe Dashwood era mais tranquilo do que com mamãe Bennet, que nos faria pagar micos infindáveis com sua língua solta, mas acredito que as duas estavam sempre prontas para nos defender, cada uma a sua maneira. (no post da Raquel)
.
**************************************************
.
E O MEU DESEJO DE DIA DAS MÃES VAI, ESTE ANO,
.
em especial às mães que fazem suas filhas conhecerem a digníssima (o que inclui, obviamente, minhas queridas mãe e avó). E para que o amor, a amizade e a cumplicidade entre mães e filhas sempre aumente e sempre tenha espaço e tempo para conversas sobre Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma, Persuasão...
.
Photobucket
(imagem retirada de um blog que encontrei pelo Google: http://housewivesoutloud.blogspot.com/)
.
*************************************************************
.
E acabou de me passar algo pela cabeça...
.
por ter encontrado, hoje, na hora do almoço, um garoto que perdeu a mãe há pouco tempo - e isso me apertou o coração -, pensei nos órfãos. Que neste Dia das Mães, aqueles que não as têm ou que, de alguma forma, foram abandonados por suas mães - os literalmente abandonados e os que, mesmo morando com as mães, estão abandonados -, que todos estes órfãos possam encontrar na vida um Consolo e um Abraço Materno em suas almas. Que Deus, com sua criatividade infinita, dê da forma mais adequada a cada um este Consolo e este Abraço Materno, com o auxílio da Mãe-mor: Nossa Senhora.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter