<$BlogRSDURL$>

sábado, maio 30, 2009

(M)ARES DE PORTUGAL
.
Hoje me deu não sei que vontade de navegar pelos mares portugueses. Saudades do Fernando e da Sophia, principalmente. Vontade de mar e poesia, em resumo. Talvez porque tenha sentido maré baixa na alma, e ela logo entrou em alerta: tá faltando maresia no ser!
Pois então chamei a Sophia. Só para conversar um pouquinho sobre aquilo de que bem entendemos. (E eu sempre cobro dela que seus poemas são meus!)
Então, ela me mostrou A MENINA DO MAR. Não um poema, mas um conto. E logo os dois primeiros parágrafos fizeram o nível do mar da minha alma voltar ao normal - bem pleno, quase transbordante. Então fiquei tranqüila, plácida, serena, refletindo um pouquinho do céu, como já disse o Fernando.
Eis os tais parágrafos que me trouxeram o equilíbrio (ou seja, o sentir-me integrada):
.
A MENINA DO MAR
(Sophia de Mello Breyner Andresen)
.
Era uma vez uma casa branca nas dunas, voltada para o mar. Tinha uma porta, sete janelas e uma varanda de madeira pintada de verde. Em roda da casa havia um jardim de areia onde cresciam lírio brancos e uma planta que dava flores brancas, amarelas e roxas.
Nessa casa morava um rapazito que passava os dias a brincar na praia. Era uma praia muito grande e quase deserta onde havia rochedos maravilhosos. Mas durante a maré alta os rochedos estavam cobertos de água. Só se viam as ondas que vinham crescendo do longe até quebrarem na areia com barulho de palmas. Mas na maré vazia as rochas apareciam cobertas de limo, de búzios, de anémonas, de lapas, de algas e ouriços. Havia poças de água, rios, caminhos, grutas, arcos, cascatas. Havia pedras de todas as cores e feitios, pequeninas e macias, polidas pelas ondas. E a água do mar era transparente e fria. Às vezes passava um peixe, mas tão rápido que mal se via. Dizia-se "Vai ali um peixe" e já não se via nada. Mas as vinagreiras passavam devagar, majestosamente, abrindo e fechando o seu manto roxo. E os caranguejos corriam por todos os lados com uma cara furiosa e um ar muito apressado.
(...)
.
Photobucket
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter