<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, julho 29, 2009

DIGNÍSSIMA, SEMPRE
.
Acabei de ler, há poucos minutos, o livro A ABADIA DE NORTHANGER, da digníssima Jane Austen, e guardo o meu comentário final, aquele mais geral, para 31 de agosto, como está combinado no grupo CHÁ COM JANE AUSTEN. Mas não posso deixar de adiantar algumas admirações.
Comecei detestando esse livro, que só retratava mediocridade: a heroína ingênua que só pensa na roupa que vai usar no baile seguinte e no rapaz que ela achou interessante, e sua amiga, que é falsa, vazia, extremamente ordinária e me dava nos nervos. Mas Jane Austen escreve tudo isso tão bem, de forma tão elegante...E foi assim o livro todo. Do começo ao fim. Então, novamente, me rendi à digníssima: ela mostra como é possível transfigurar até a situação mais medíocre. No caso dela, ela o faz com o seu talento: a escrita. E isso me deu consolo: pois apesar de toda aquela vidinha vazia (nesse romance, nem a heroína tem qualidades como as grandes Elizabeth e Elinor), eu consegui permanecer naquele lugar, com aquelas pessoas.
.
************************************************************
.
Conclusão dos botões: precisamos de pessoas que usem seus talentos para transfigurar realidades inóspitas.
.
*************************************************************
.
Como disse, esse comentário foi curto. O comentário maior, aquele final, fica para agosto.
É que não queria deixar essas primeiras impressões se perderem.
.
*************************************************************
.
A outra metade do texto de Lêdo Ivo vem no próximo post! Sem falta!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter