<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, agosto 07, 2009

LONGE DO MAR II
.
Já acabei com dois potes de creme (aqui é muito seco), uma piscina de água de coco e quatro livros (*). Agora estou com o inspetor Maigret. É o primeiro que leio de Simenon, embora não seja o primeiro da série. O que estou lendo é MAIGRET SE DIVERTE.
Comecei ontem e, pelo começo, me identifiquei com o inspetor. É que eu tive que prolongar minhas férias; e ele foi forçado a tirar férias. Então ele fica na janela, olhando o que acontece na rua, nas horas em que ele estaria no trabalho. Imagino que as crianças que ainda não voltaram às aulas por causa da gripe suína estejam assim como ele e eu. (Ou não: talvez as crianças estejam fazendo algo mais divertido, como a minha priminha temporana que, agora, todo dia me manda emails.)
Fiquem com as distrações de Maigret:
.
Estar à janela, em plena metade da manhã, observando distraidamente o vai-e-vem da rua, seguindo com os olhos os caminhões que entravam e saíam do armazém em frente, dava-lhe uma sensação que o transportava para alguns dias da sua infância, quando sua mãe ainda vivia e ele não ia à escola, por causa de uma gripe ou porque não havia aula. A sensação, de certa forma, de descobrir "o que acontecia quando ele não estava lá.
(...)
Desta vez, não estava doente. Não tinha o que fazer. Podia usar seu tempo como bem entendesse. Aprendia o ritmo dos dias de sua mulher, por onde ela começava seu trabalho, quando ia da cozinha ao quarto e como encadeava seus gestos.
(...)
Ele voltava a prestar atenção, como uma criança, a certos jogos de luz, à progressão, na calçada, da linha de sombra e sol, à deformação dos objetos no ar trêmulo de uma manhã de calor.
(...)
.
(*) mais que isso, só passando férias em Choveville, digo, Joinville.
.
*******************************************************
.
DETETIVES
.
Só conheço Sherlock Holmes e Hercules Poirot. Este último sempre foi o meu favorito. Ele tem uma finesse na maneira de investigar os crimes que sempre admirei. Vamos ver como é este Maigret...
.
********************************************************
.
AH, TAMBÉM TEM A VELHINHA...
.
Agatha Christie também criou a Miss Marple. Mas, embora eu a ache uma vovozinha fofa, não gosto muito dela como detetive. Sabe por quê? É que aparecia o crime, ela entrava em cena, desaparecia e voltava com o crime todo solucionado. Não tinha graça!
Como disse, ela é fofa, toma chazinho, mas se é pra descobrir as coisas dessa maneira, é melhor ela se declarar uma vidente, ora!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter