<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, agosto 17, 2009

MAIGRET É SENSACIONAL!
.
Não tive tempo de escrever antes, pois, como diz uma amiga "quando acaba a pachorra, é hora da labuta". Mas não deixaria de registrar isto: MAIGRET É SENSACIONAL.
Virei fã dele. Aliás, dele e da Sra. Maigret.
E alguém pode me perguntar: "mais do que do Poirot?"
Não sei dizer. Poirot povoou os meus 13 e 14 anos. Maigret, só li agora, mais de dez anos depois de ter lido o protagonista da Agatha Christie. Tanto um quanto o outro me despertaram aquele prazer de ler: não querer mais largar o livro, almejar chegar logo ao fim pra descobrir tudo, me imaginar a detetive.
Maigret tem um diferencial, que é sua esposa. Ela é uma figura simpática. É dona de casa; vez ou outra, faz comentários a respeito do caso investigado por seu marido, e ainda tem discrição e uma perspicácia de notar o que seu marido está pensando. Maigret, se fosse solitário como Poirot, talvez não fosse tão bom, pois algumas das melhores cenas de MAIGRET SE DIVERTE tem a Sra. Maigret.
Outra coisa que eu adorei no livro: em determinada parte, Maigret começa a fazer reflexões sobre o psicológico dos personagens. Isso me lembrou de uma coluna da revista de domingo do jornal O GLOBO, escrita pelo psicanalista Alberto Goldin. Eu gosto do modo como ele escreve: um leitor envia uma carta, contando seus problemas, suas dúvidas (sempre a ver com relacionamentos), e o psicanalista vai destrinçando a carta, qual detetive, interpretando as palavras do remetente, mostrando o que uma frase quer dizer, o que que a pessoa não está conseguindo enxergar ou onde ela está se auto-enganando. É interessante. E assim como esse psicanalista tem um pouco de detetive da personalidade humana, achei que o inspetor Maigret tem um pouco de psicanalista, pois é capaz de fazer ótimas análises sobre os envolvidos no crime.
Não vejo a hora de pegar outros livros do Maigret!
.
**************************************************************
.
Maigret é tão bom, e tão vivo, que a gente até esquece que é só um personagem. E até esquece, de vez em quando, que seu autor é Georges Simenon.
.
**************************************************************
.
Uma colega morou na França no semestre passado. Ficou em casa de família. Disse que a filha do casal era fã de Maigret e também adorava o seriado que fizeram na televisão.
.
**************************************************************
.
Se tivesse que passar outras férias em Choveville, como as passei em 96 e 97, levaria na mala: um guarda-chuva, algumas poucas roupas e muitos livros do Maigret. E não ficaria entediada!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter