<$BlogRSDURL$>

sábado, agosto 08, 2009

ME DIVERTINDO COM MAIGRET:
.
(...)
Era preciso se habituar àquele ritmo de vida, porque parecia estranho não ser pressionado pela necessidade, não precisar contar as horas, os minutos.
Ele não se aborrecia. Para dizer a verdade, sentia só uma certa vergonha de não fazer nada.
(...)
(MAIGRET SE DIVERTE, de Georges Simenon)
.
**************************************************************
.
FILME: HOW ABOUT YOU
.
Photobucket
.
Este filme é inglês, mas com o título em português, DE BEM COM A VIDA, parece algum filminho norte-americano bobo, para adolescentes. Por isso foi bom, na segunda vez em que tive esse DVD em mãos, ler o que dizia atrás. Ainda tinha um texto um tanto forçado, com expressões do tipo "velhinhos mais barra pesada da região". Mas se você também foge de filminhos colegiais em que o maior problema é ser um "loser" ou um "winner", ignore a capa, o título em português e a descrição do filme. HOW ABOUT YOU é um filme singelo e engraçado ao mesmo tempo. Tem interpretações maravilhosas (elenco: Hayley Atwell, Vanessa Redgrave, Imelda Staunton, Brenda Fricker, Joss Ackland, Paschal Friel.). E aqui meus botões comentam: a naturalidade dos atores ingleses é admirável: no geral, eles têm rugas, gorduras, mas compensam em talento (o inverso do que acontece com outros atores). O cenário do filme é belíssimo! A fotografia do filme transmite muita paz.
E os personagens são pessoas comuns. Pessoas que têm seus problemas, suas mágoas, porém, graças a uma nova circunstância, vêem que é possível ceder espaço a um pouco de alegria em suas vidas. Mas tudo isso, devo dizer, de forma serena, com cada personagem mudando aos pouquinhos, e de forma convincente, como só bons atores são capazes de mostrar.
O que me tocou muito é o que costuma me tocar em certas pessoas que vejo por aí: em um primeiro instante, parecem pessoas horríveis, que nos fazem querer distância delas, mas, em um momento qualquer, inexplicável na lógica ou na razão, é como se uma fenda se abrisse em suas almas e nós conseguíssemos vislumbrar uma luz escondida, alguma esperança adormecida. E então, em milésimos de segundo, temos uma ligeira (bem ligeira, bem pequena) noção de uma complexidade que não éramos capazes de imaginar (*).
Meu bonequinho do cinema está sentado, sereno e bastante satisfeito por ter visto um filme assim.
.
p.s.: o bonequinho só não ficou de pé por um motivo: No filme, aparece, de forma "bonitinha", o consumo de uma droga. Não compromete o filme, e no contexto você até releva. Mas como as drogas não têm nada de bonito ou alegre, então... E já reparei que filme inglês, de uns tempos pra cá, tem adorado incluir uma maconha, um haxixe ou algum outro alucinógeno nas histórias. Deve ser porque eles sempre foram associados a um espírito certinho, então essa foi a forma de transgredir. Não sei se é essa a explicação; é um chute meu. Vou ver se um dia compreendo o porquê disso.
.
(*) Reconheço: em algumas pessoas nunca vemos essa fenda. São umas cabras da peste, que pelamordeDeus!
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter