<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, setembro 24, 2009

HOMENS LÊEM JANE AUSTEN, aleluia! (*)
.
Esses dias, a Raquel postou o comentário de uma moça dizendo que se casaria com um homem que lesse Jane Austen. Pois quanto aos homens lerem Jane Austen, isso é um assunto recorrente entre os grupos de mulheres austenianas. Porque, nós sabemos, raríssimos homens lêem a digníssima. Uma prova é que o CHÁ COM JANE AUSTEN está com 95 pessoas, e havia apenas 3 homens no grupo. Destes, apenas um continuou participando por um tempo, mas também já abandonou. Em compensação, não pára de aparecer novas leitoras no grupo.
Qual a razão disso? Talvez tenha se criado uma falsa impressão de que Jane Austen é pra mulherzinha. Eu mesma já disse que é pra mulher, sim (vide post do dia 15 de abril de 2009), mas pelos motivos que exponho nesse post. Porém, pela escrita da Jane, pelo seu talento, pelas suas ironias e sutilezas (e por que não?, por uma ou outra pitada de romance que encontramos), ela é uma literatura u-ni-ver-sal. Os homens iriam adorá-la. E mais: poderiam tentar descobrir por que é que adoramos essa escritora.
Falo tudo isso, pois hoje encontrei um colega da faculdade, e ele disse: Estou lendo Jane Austen no original - Pride and Prejudice. Ontem dei várias gargalhadas sozinho quando li sobre a mãe da Elizabeth.
Viram só? É o prazer da leitura que a Jane Austen nos proporciona. E esse amigo já começou bem: logo com Orgulho e Preconceito, que costuma ser o favorito das mulheres.
Homens, precisam de mais um testemunho masculino pra começarem a ler Jane Austen?
.
(*) Tá, eu confesso: me lembrei da música It's rainning men....
.
p.s. para o boyfriend: a propósito, já terminou Orgulho e Preconceito? tsc-tsc (risadinhas com os botões)
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter