<$BlogRSDURL$>

domingo, outubro 04, 2009

"ESTE É UM DIA DE FESTA" / "ENTREGAR-SE A GRANDES ALEGRIAS"
.
Dentre os leitores da Bíblia, há três grupos: os que a lêem por seu valor estético; os que a lêem para encontrar a mensagem de Deus; e os que a lêem pelos dois motivos. Eu me encontro nesse terceiro grupo.
Comecei a ler a Bíblia por influência de um amigo, o Júnior. Ele foi um dos melhores amigos que já tive. Fizemos "terceirão" juntos, depois ele foi estudar Direito em Curitiba. Ele queria ser delegado da polícia. Um dia nos reecontramos e ele me falou de uma tal de "Agenda Litúrgica". É um livrinho que custa R$0,50 e que tem as leituras diárias da Bíblia. O jeito como ele falava, com tanta convicção dessa leitura (*), me convenceu a ler também. (Pouco tempo depois, esse amigo abandonou o curso de Direito pra virar padre. Hoje acho que aquela convicção que me contagiou queria "dizer algo".)
Pois é uma das melhores leituras que faço diariamente. Pelos dois motivos: tanto literário quanto - e principalmente - espiritual. Fico impressionada como encontro tudo lá: literatura de alta qualidade, filosofia, pedagogia, espiritualidade, lições de vida etc. Há várias passagens que acabo copiando em um caderninho. Na leitura de quinta-feira, marquei uma passagem que compartilho com vocês. Marquei-a porque gostei. Me tocou de alguma forma. Talvez porque me lembrei de uma senhora que fazia questão de, em dias festivos, não recordar tristezas, não guardar mágoas, não falar mal de ninguém, nem comentar assuntos pesados. Dia festivo era pra ser festivo de corpo e alma: com mesa caprichada e alma lavada. Tudo a ver com isto:
.
"Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas." Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei. Neemias disse-lhes: "Ide para as vossas casas, fazei um bom jantar, tomai bebidas doces, e reparti com aqueles que nada têm pronto; porque este dia é um dia de festa consagrado ao nosso Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força." Os levitas acalmavam o povo. "calai-vos, diziam eles, porque este é um dia santo; não vos aflijais." E todo o povo se foi para beber e comer, dar porções aos pobres e entregar-se a grandes alegrias. Porque haviam entendido o sentido das palavras que lhes foram explicadas. (Ne 8, 9-12)
.
(*) Mas de um jeito tão natural; nem um pouco afetado, nem chato, nem querendo impor algo.
.
**************************************************************
.
Sobre a leitura da Bíblia, há um texto excelente do João Pereira Coutinho no site da Folha de São Paulo. Já comentei sobre esse texto aqui, mas, como é bom reler coisas boas, indico o link novamente. Aqui.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter