<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 09, 2009

INCÔMODOS
.
Tem uma coisa que me incomoda deveras: é gente incomodada. Mas gente incomodada por qualquer coisinha-inha. Sabe como é? Aquela gente que com qualquer coisinha já se enerva, já sente como se o mundo fosse acabar por causa daquilo. (E eu acho que pro mundo acabar é preciso muuuito mais coisa). E o pior é que gente assim geralmente se incomoda por você não estar incomodada. E tentam te convencer de que você deve ficar incomodada: te mostrando, por todos os ângulos, porque aquela situação deve te deixar incomodada.
Volta e meia penso nisso quando ouço gente reclamar de algo que, a meu ver, não deveria causar nenhum incômodo. Quer ver um exemplo? (*)
Na sala de aula, a garota levanta a mão e fala que esteve em Dubai no ano passado. Pronto! Os incomodados de plantão já torcem o nariz, já olham de canto de olho. E eu não entendo o porquê. Pra vocês verem que tenho razão: estávamos falando sobre certas proibições - de expressão, de informação etc. E a garota contou que, em Dubai, onde ela esteve ano passado, ela ficou impressionada porque só mostram as riquezas do lugar, mas...se você for tirar uma foto da bagunça que é o trânsito deles, por exemplo, vem um policial e te proibe. Isso porque não se pode mostrar para o mundo que ali, no meio de tanta riqueza e ostentação, há algo assim, digamos, podrezinho.
Viram? Eu gostei de saber essa informação. E achei que tinha pertinência com a aula. Mas os incomodados de plantão...ah! eles se mordem! Chamam a guria de idiota etc. E se você pergunta com certo assombro: "achou idiota por causa disso?", eles te olham incrédulos, como se você não fosse capaz de perceber a idiotice do negócio. É mole?
Sério, gente incomodada, menos. São vocês que não percebem aquilo por que vale a pena se incomodar.
.
(*) Com algumas alterações, para não comprometer ninguém. Embora adiante que esse episódio, especificamente, não ocorreu na minha sala de aula, mas em outra turma...
.
****************************************************
.
Disse o velho Gandalf:
.
I have not passed through fire and death to bandy crooked words with a witless worm. (**)
.
(**) Porque fogo e morte vão te deixando calejado, nêgo. (***)
.
(***) Reconheço: me senti a dona do morro, falando desse jeito.
.
****************************************************
.
OUTRO EXEMPLO:
.
Onde também costuma haver muita gente incomodada é em certas repartições públicas. Alguém entra pra pedir uma informação, e o funcionário já o xinga (pelas costas) de idiota só porque esse alguém foi obter informação onde deveria ter ido. Não dá...
.
***************************************************
.
ME LEMBREI DE RAZÃO E SENSIBILIDADE:
.
Em Razão e Sensibilidade, da digníssima, as pessoas costumam gostar mais da Elinor do que da Marianne. Acham que esta é mimada e imatura. Mas teve um coisa de que gostei muito na Marianne: ela fica indignada pelas coisas certas.
.
Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter