<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, outubro 15, 2009

PRO CHÁ COM JANE AUSTEN - e serve pra quem está querendo entrar no grupo.
.
Se tem uma coisa que me dói - ia dizer "incomoda", mas vocês já iam me chamar de "incomodada", se referindo ao post em que reclamo desse tipo de gente...ai, ai, as palavras ainda nos pegam! -, é ver pessoas que lêem um pouquinho a mais e se acham as "rainhas da cocada preta" por isso. Insisto: leitura deve ser algo natural, algo que se conversa em um lanche com o namorado, em um carro com a família, em um sofá no domingo, em um ônibus, em uma varanda. É assim que deveria ser. Até entendo que, por as pessoas não lerem muito hoje em dia, o 'pouco ler' já faz alguém se achar. Mas isso não deve acontecer. A leitura não deve estar restrita aos meios acadêmicos. Precisa estar no povo - mais que o 'bolsa família', por exemplo.
Por causa disso, quando alguém quer entrar no grupo CHÁ COM JANE AUSTEN e diz que tem medo de fazer um comentário "idiota", eu fico chateada - não com essa pessoa, mas porque há um contexto que faz essa pessoa pensar assim. Como disse, o CHÁ é pra gente LER JANE AUSTEN. Esse é o objetivo do grupo. Então, o que temos a fazer é ler Jane Austen. O que é bom tem que ser compartilhado. E o grupo é pra compartilhar conhecimentos sobre a Jane Austen, e não pra guardar a sete chaves esse conhecimento, pra ver quem sabe mais sobre a escritora. Isso de não querer compartilhar o que é bom com ninguém ou de querer concentrar tudo para si é muito chinfrim. E estamos falando de uma escritora que, só por sua escrita, já vemos que não era nada chinfrim.
Então, minha gente, quem não sabe nada de Jane Austen e quer entrar no grupo, seja bem-vindo(a). Quem quer reler Jane Austen, também seja bem-vindo(a). O grupo é pra vocês.
.
E aqui o email pro CHÁ:
.
Gente, só lembrando pro pessoal novato:

- estamos lendo MANSFIELD PARK nos meses de outubro e novembro.
- vcs podem ir enviando comentários conforme a leitura de vcs, como o Allen já fez.
- no dia 30 de novembro, fica combinado de enviarmos nossos comentários finais a respeito do livro. É um comentário, daí, mais geralzão, sobre suas impressões etc. (E pessoal que não mandou nenhum comentário até agora, eu vou cobrar, hein?! tsc-tsc )
- Para o próximo ano, enviarei um novo calendário. Já estudei as propostas de vários integrantes - os mais antigos, os novatos e os super novatos - e, mais pra frente, envio como será, ok?

E só pra lembrar,tb, porque nunca é demais: a intenção deste grupo é ler os livros da Jane Austen. Só isso. E, claro, comentar sobre os livros e sobre a Jane Austen. Minha intenção, aliás, foi esta: como não tinha lido todos os livros da Jane Austen, inspirada pelo filme CLUBE DE LEITURA DA JANE AUSTEN resolvi criar um grupo pela internet. Achei que assim me motivaria a ler todos os livros e mais: encontraria gente que tb tinha interesse em ler os seus livros, pois não é fácil encontrar, no dia a dia, pessoas com certas afinidades. O bom desse grupo é o que vcs devem ter notado: só apareceu gente que gosta da Jane Austen e todos saíram ganhando, pois há integrantes que sabem muito sobre a escritora, outros que sabem pouco; uns que sabem sobre alguma coisa especificamente; outros que descobrem alguma novidade e logo enviam para o grupo. E, pra quem gosta da Jane Austen, qto mais notícias, blogs, sites, filmes, traduções etc houver sobre ela, mais a gente sai ganhando, não é mesmo? O que é bom não deve ser concentrado: deve ser compartilhado e expandido.
Fiz essa "delonga" pq gente que entrou agora disse que está com medo de, por nunca ter lido Jane Austen, fazer algum comentário idiota. Ora, o CHÁ é justamente pra ler Jane Austen! Não precisa ser nenhum expert nessa escritora. Com tão pouca gente lendo no Brasil, hoje em dia, se 100 pessoas leram, NO MÍNIMO, 6 livros (clássicos) em um ano, já é a maior vitória que se poderia ter. Qualquer outra vaidade não existe - e seria inútil! Pro pessoal novato: uma das enquetes de maior sucesso aqui no grupo foi uma sobre o melhor personagem - homem - da literatura. Algo que conversaríamos, não em um meio acadêmico, mas em uma roda de amigas. O melhor de tudo é que foi sobre literatura! Onde, no dia a dia, falaríamos sobre literatura de forma tão espontânea? Então, por favor, não tenham medo de enviar comentários. Jane Austen não foi uma acadêmica, nem os seus livros retratam os acadêmicos.
Vamos tornar nossa leitura algo natural e fazer da Jane Austen uma amiga - amiga de qualquer um, e não de uns poucos "privilegiados" ou "iluminados", ok?
Bjos,
Rebeca

p.s.: o que tb não exclui de alguém enviar uma crítica literária ou um comentário mais acadêmico, como já foi feito desde o começo, pois, como disse, o CHÁ é para todos os que se interessam pela Jane Austen, acadêmicos ou não, conhecedores ou não dela.

Comments:

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Site Meter